Prestes a apresentar a sua nova geração de flagships, a Samsung confirmou rumores recentes e lançou hoje mais dois dispositivos que fazem parte das famílias mais avançadas da marca: o Galaxy S10 Lite e o Note 10 Lite.
Bem semelhantes no geral, os aparelhos se destacam por trazer um conjunto de câmeras posicionadas verticalmente no canto superior esquerdo, seguindo a tendência do que deve ser visto em mais dispositivos deste ano.
Segundo DJ Koh, Presidente e CEO da Divisão de TI e Comunicações Móveis da Samsung, os lançamentos fazem parte do esforço da marca em oferecer recursos premium já conhecidos nas linhas Galaxy S e Galaxy Note.
“Os dispositivos Galaxy S e Galaxy Note atendem aos desejos e demandas dos consumidores em todo o mundo. Esses dispositivos representam nosso esforço contínuo para oferecer inovações líderes do setor, desde desempenho e potência até inteligência e serviços. O Galaxy S10 Lite e o Galaxy Note10 Lite apresentarão os principais recursos premium distintos que compõem uma experiência do Galaxy S e Galaxy Note.”
Galaxy S10 Lite
Aparelho com maior evolução visual quando comparado com gerações anteriores, o Samsung Galaxy S10 Lite ficou mais próximo da atual geração da linha Galaxy Note, abandonando o Infinity-O alinhado à esquerda, passando a ser mais centralizado, algo muito bem vindo especialmente quando falamos de jogos.
Atrás, também tivemos mudanças consideráveis, tendo sido abandonado o posicionamento horizontal dos sensores de câmera, passando assim a apostar em um módulo vertical alinhado no canto superior esquerdo, sendo composto por três câmeras que oferecem capturas wide, ultra wide e macro.
Outra mudança perceptível é na posição dos botões de volume, que passaram a ficar na lateral direita do dispositivo, deixando assim o lado esquerdo livre de botões, algo que não acontece nos irmãos mais velhos.
Em hardware, é possível observar que a Samsung apostou em trazer apenas uma versão de chipset, sendo o escolhido nesse caso o Qualcomm Snapdragon 855, podendo significar uma mudança que tende a agradar aqueles que não gostam do Exynos, sendo assim uma novidade caso ele chegue ao Brasil. Acompanhando, ele também oferecerá opções com 6GB ou 8GB de RAM e armazenamento interno de 128GB, com possibilidade de expansão por meio de microSD de até 1TB.
Especificações técnicas
- Chipset: Qualcomm Snapdragon 855
- Processador: Octa-core de até 2.8GHz
- GPU: Adreno 640
- RAM: 6GB ou 8GB
- Armazenamento interno: 128GB
- Armazenamento externo: microSD de até 1TB
- Tela: Super AMOLED Plus Full HD+ de 6.7″ com Infinity-O centralizado e proporção 20:9
- Câmera frontal: 32MP f/2.2
- Câmera traseira: wide de 48MP f/2.0 + Ultra-wide de 12MP f/2.2 + Macro de 5MP f/2.4
- Bateria: 4.500 mAh
- Sistema operacional: One UI 2.0 baseado no Android 10
- Dimensões e peso: 75.6 x 162.5 x 8.1mm, 186g
Galaxy Note 10 Lite
Mais próximo dos irmãos mais velhos apresentados no final do ano passado, o Galaxy Note 10 Lite se destaca por trazer como principal diferença visual o mesmo formato de frame visto no Galaxy S10 Lite.
Outra diferença perceptível nessa variante da linha que aposta na caneta stylus como destaque é o hardware embarcado, tendo ele apostado em um conjunto sutilmente mais simples. Apesar da marca não confirmar oficialmente o chipset, rumores apontam que a aposta por aqui é de integrar o Exynos 9810 visto no Galaxy Note 9 com as mesmas opções de RAM e armazenamento interno do S10 Lite.
Outra diferença quando comparado com o Galaxy S10 Lite fica por conta do conjunto de câmeras oferecido, sendo estas de mesma resolução (12MP) e focadas em capturar imagens wide, ultra-wide e teleobjetiva.
Além disso, o Note 10 Lite conta com o mesmo tamanho de tela do S10 Lite porém, conta com um corpo um pouco maior e mais pesado, possivelmente devido à necessidade de disponibilizar espaço para a caneta em seu conjunto.
Especificações técnicas
- Chipset: Samsung Exynos 9 Octa (9810)
- Processador: Octa-core de até 2.7GHz
- GPU: Mali-G72 MP18
- RAM: 6GB ou 8GB
- Armazenamento interno: 128GB
- Armazenamento externo: microSD de até 1TB
- Tela: Super AMOLED Full HD+ de 6.7″ com Infinity-O centralizado e proporção 20:9
- Câmera frontal: 32MP f/2.2
- Câmera traseira: wide de 12MP f/1.7 + Ultra-wide de 12MP f/2.2 + Teleobjetiva de 12MP f/2.4
- Bateria: 4.500 mAh
- Sistema operacional: One UI 2.0 baseado no Android 10
- Dimensões e peso: 76.1 x 163.7 x 8.7mm, 199g
Preço e disponibilidade
Por enquanto, a Samsung não confirmou oficialmente quando o Galaxy S10 Lite e o Galaxy Note 10 Lite serão disponibilizados no mercado e quais serão seus preços mas ao que tudo indica, a sua disponibilidade ocorrerá também no Brasil, tendo em vista que ambos já foram vistos na base de homologação da Anatel, prometendo assim movimentar o mercado de smartphones nacionais.
E aí, o que você achou dos novos aparelhos? Conta pra gente nos comentários!