GOOGLE

Samsung otimiza Exynos 9 para inteligência artificial e conteúdo multimídia mais rico

Novo Exynos 9 (9810 series) trará features premium com CPU personalizada de 2.9GHz, modem LTE 6CA e alta capacidade de aprendizado

É pessoal, parece que o ano será quente, ao menos no mercado mobile! A Samsung anunciou a pouco, seu mais novo processador premium de aplicação, o Exynos 9810. Construído no processo finFET de 10 nanômetros (nm) da segunda geração, a promessa é de smartphones e outros dispositivos inteligentes com potente CPU de terceira geração, modem gigabite LTE e um sofisticado sistema de processamento de imagem, com software baseado em deep-learning.

O Exynos 9, por sinal, foi selecionado para a CES desse ano no prêmio Innovation Awards HONOREE, devido à sua inovação e avanços tecnológicos, sendo assim confirmada a sua exibição durante o evento, que decorre de 9 a 12 de janeiro, em Las Vegas.

O Exynos 9810 será a chave catalizadora para inovação em plataformas inteligentes como smartphones, computadores pessoais e automóveis para a vindoura era de inteligência artificial – Ben Hur, VP de marketing de sistema LSI

Com os benefícios da tecnologia de processo mais avançada da indústria de 10nm, o Exynos 9810 permitirá a multitarefa sem costura com tempos de carregamento e transição mais rápidos entre os últimos aplicativos para dispositivos móveis. O processador possui uma nova CPU de oito núcleos sob seu capô, quatro dos quais são potentes núcleos personalizados de terceira geração, podendo chegar a 2,9GHz, com os outros quatro otimizados para eficiência. Segundo a Samsung, o Exynos 9 proporciona melhorias na memória cache, com aprimoramento duplicado em núcleo único e melhoria de até 40% no multi-core, em comparação com a geração anterior.

Outro ponto interessante é a apresentação de recursos sofisticados para melhorar as experiências dos usuários com o deep-learning baseado na rede neural e segurança aprimorada nos dispositivos móveis mais avançados. Esta tecnologia permite que o processador reconheça com precisão pessoas ou itens em fotos para busca ou categorização rápida de imagens, ou através de detecção de profundidade, digitalize o rosto de um usuário em 3D para detecção de rosto híbrido. Ao utilizar hardware e software, a detecção de rosto híbrido permite filtros realistas de rastreamento de rosto, bem como uma segurança mais forte ao desbloquear um dispositivo com o rosto. Para maior segurança, o processador possui uma unidade de processamento de segurança separada para proteger dados pessoais vitais, como informações faciais, de íris e de impressão digital (Apple espumando e querendo tacar uma bomba na Samsung em 3… 2…).

O modem LTE do Exynos 9810 é o primeiro LTE de 1.2Gbps, além de ser o primeiro modem Cat.18 LTE da indústria a suportar para agregação de transportadora 6x (CA) para ligação descendente de 1,2 Gbps e uplink de 200 megabits por segundo (Mbps). Em comparação a geração anterior (5CA), o novo modem oferece transferências de dados mais estáveis ​​com velocidade superior. Para maximizar a taxa de transferência, o modem suporta um esquema MIMO (Multiple-Input, Multiple-Output) e 256-QAM (Modulação de Amplitude em Quadratura) 4×4, e utiliza a tecnologia de Acesso Assistido com Licenciamento (eLAA) aprimorada.

Não só as experiências multimídia em dispositivos móveis com o Exynos 9810 serão mais rápidas, mas também serão mais imersivas, graças a um processamento de imagem dedicado e a um codec de formato múltiplo atualizado (MFC). Com um processamento visual e visual mais rápido e mais eficiente em termos de energia, os usuários verão uma estabilização avançada para imagens e vídeos de resolução UHD, fotografia em foco em tempo real em imagens de alta resolução e mais brilhantes com pouca luz com reduzido ruído e movimento borrão. O MFC atualizado suporta gravação e reprodução de vídeo com resolução UHD até 120 quadros por segundo (fps). Com 10V HEVC (codificação de vídeo de alta eficiência) e suporte VP9, ​​o MFC pode renderizar 1.024 tons diferentes para cada cor primária (vermelho, verde e azul). Isto traduz-se em vastas possibilidades de cores de 1,07 bilhão, ou 64 vezes em 16,7 milhões no formato anterior de 8 bits. Com uma gama de cores muito mais ampla e uma fidelidade de cores mais precisa, os usuários poderão criar e desfrutar de conteúdo altamente imersivo.

Pra completar, a Samsung já confirmou que o Exynos 9 Series 9810 está atualmente em produção em massa, ou seja, em breve, possívelmente já teremos novidades com ele embarcado (Oi, Galaxy S9, você vem sempre aqui?).

Fonte: Samsung USA

About the author

Daniel Justino

Add Comment

Click here to post a comment

Deixe uma resposta

Nossos parceiros