Com a chegada oficial do mês de julho, é possível começarmos a conversar sobre o encerramento do segundo trimestre de 2022, entendendo assim como estão algumas coisas no mercado de conteúdo.

Uma das possíveis análises que podemos conferir, por exemplo, é como estão as participações dos principais serviços de streaming atualmente para brasileiros, algo que nos foi revelado oficialmente pela JustWatch nessa semana.

Segundo o levantamento, o TOP 3 de streaming segue dominado pela Netflix (com 31%), Amazon Prime Video (22%) e Disney Plus (15%), sendo seguido de perto pela HBO Max (12%), Globoplay (7%) e Star Plus (4%).

Além das plataformas citadas, ainda é sabido que os demais serviços de streaming acumulam ao todo 9% do mercado, não sendo citados quais são os mesmos individualmente.

Um ponto interessante que chama a atenção no gráfico acima é percebermos os dois principais serviços (Netflix e Amazon Prime Video) dominam a preferência, ultrapassando juntas os 50% de participação (são 53%, para ser mais exato).

Outro detalhe que chama a atenção é como optar por duas grifes pode ser prejudicial em um ranking afinal, se Disney Plus e Star Plus estivessem juntos, teríamos eles consolidando o terceiro lugar, reduzindo a ameaça do HBO Max.

Disney Plus cresce enquanto Netflix e Prime Video estacionam

Outro bom ponto de observação com o fechamento do semestre no Brasil é a evolução de cada uma das plataformas no mercado brasileiro.

Nesse aspecto, temos a clara percepção de que o Disney Plus foi o maior beneficiado ao crescer 3% desde janeiro, enquanto a HBO Max adicionou apenas 1% ao seu total de assinantes.

Já quando falamos da Netflix e Amazon Prime Video, temos um cenário de estabilidade, sendo observada flutuação durante os meses mas, no final, acabando por manter estáveis.

Curiosamente também, temos no segmento de “Outros” uma desidratação considerável, sendo o único do gráfico a apresentar uma redução considerável nos números quando comparamos os primeiros seis meses do ano no Brasil.

Fonte: JustWatch

Imagem em destaque: JESHOOTS @ Pexels