As senhas são responsáveis por manter nossas informações seguras e protegidas contra as ameaças virtuais. Mas, com o avanço constante da tecnologia, já é possível encontrar outras formas de defesa.
Pensando nisso, separamos 3 ferramentas que podem ser utilizadas em diferentes sistemas para proteger seus dados de maneira rápida e eficiente.
Assim, os usuários conseguem navegar tranquilamente pela web, evitando os perigos escondidos no mundo digital. Confira:
Gerenciadores de Senhas
Sabe quando você precisa criar uma senha, mas só consegue pensar na mesma de sempre? Você pode optar por um gerenciador de senha!
A tecnologia é capaz de gerar códigos fortes automaticamente, além de guardar essas informações na nuvem para o preenchimento de formulários de login sem a necessidade de inserir os dados manualmente.
Porém, essa ferramenta solicita um login de acesso, então o usuário irá precisar lembrar-se de uma senha. Mas, melhor lembrar uma do que de várias, não é mesmo?
O cenário também está mudando com o surgimento de gerenciadores incorporados aos sistemas operacionais, como o caso do Android 10 e o iOS 13. Ambos preenchem senhas automaticamente, eliminando o primeiro login, uma vez que o usuário realiza a autenticação por meio da biometria.
É válido lembrar que essas soluções não oferecem um gerador de senhas, mantendo a responsabilidade de criação dos códigos pelos próprios usuários.
FIDO2
A tecnologia do padrão FIDO2 surgiu para manter a integridade das informações dos usuários, já que foi possível identificar uma brecha no sistema de biometria.
Como a solução faz uso de dados biométricos, como digitais, rosto e íris, ela pode ser facilmente manipulada por cibercriminosos, já que esses detalhes estão expostos em nossas redes sociais e demais portais.
O FIDO2 pretende utilizar 3 ferramentas para impedir o acesso de hackers: uma chave física, a biometria e uma informação pessoal, como uma senha ou frase. Assim, o usuário fica mais seguro e consegue acessar suas contas sem correr riscos.
Aplicativos de Autenticação
Algumas empresas de tecnologia e grandes marcas do mercado já utilizam autenticadores digitais para permitir o acesso a diferentes serviços, como o caso da Microsoft.
Basta configurar o sistema uma única vez e clicar nas notificações que irão aparecer no celular para permitir novas entradas. Assim, o smartphone realiza o papel das senhas, evitando a criação de códigos difíceis de serem lembrados.
Outros nomes, como Google e Apple, fazem uso de recursos similares, como a verificação em duas etapas.
Apesar de todas essas novas tecnologias, é importante lembrar sempre de manter um antivírus ativo e atualizado em seus dispositivos.
A Bitdefender possui o melhor antivírus 2020 para computador, com proteção em tempo real para sistemas Windows, evitando ataques de phishing e fraudes ao realizar suas compras on-line, além da proteção VPN para manter sua privacidade em todos os momentos, inclusive ao utilizar redes públicas.
Conhece outra tecnologia para substituir as senhas? Compartilhe com a gente nos comentários!
Imagens: Pexels (Oliur Rahman & Pixabay)
Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog EpicGeek