Presente há algum tempo como alternativa ao aplicativo principal, o Telegram X sempre causou curiosidade e chamou a atenção por prometer receber antes algumas novidades e de trazer desenvolvimento em linguagem diferente, o que faria ele ser mais ágil e leve.
No entanto, no último ano, o aplicativo secundário do Telegram ficou abandonado, gerando a dúvida sobre a sua possível morte, fazendo com que curiosamente, o aplicativo padrão passasse a ser mais completo no quesito funcionalidades e estabilidade.
Agora, depois de um longo hiato, o experimental Telegram X recebeu finalmente uma nova atualização (a última tinha acontecido em maio de 2020), trazendo um caminhão de implementações e deixando ele mais alinhado com o aplicativo principal do comunicador instantâneo que rivaliza com o WhatsApp.
Segundo a changelog que pode ser conferida no APKMirror, o Telegram X 0.23.6.1398 beta trouxe a inclusão dos pins múltiplos, suporte de todos os novos emojis, estatísticas para grupos, suporte de álbum para arquivos, inclusão de tema noturno que acompanha ao sistema, possibilidade de enviar arquivos de até 2GB, suporte à administradores anônimos, possibilidade de comprimir vídeos antes de enviar sendo possível selecionar a qualidade, contador de reposts no feed do canal e a possibilidade de alterar nome de exibição na marcação (pressionando ao usar o @).
Além disso, também é citada a capacidade de ativar o anonimato para administradores e você diretamente da lista de participantes, – Sistema de chat de rolagem atualizado com a oferta da seta para baixo, ícone atualizado para mensagens adiadas na lista de diálogo, capacidade de alterar a unidade de medida do peso dos arquivos (Configurações> Tamanho da unidade) e muito mais.
Já no quesito correções, temos que o Telegram X 0.23.6.1398 beta inclui o ajuste a falha ao reproduzir arquivos .flac, de problema com uma lista interminável de administradores no chat, da saída por adesivos específicos e muito mais.
Os interessados em realizar a instalação do novo Telegram X pode baixar o instalador diretamente na Play Store, sendo necessário estar cadastrado no programa de testes do app. Adicionalmente, o usuário pode também baixar o instalador diretamente no APKMirror e instalar. Os links estão abaixo para facilitar.
Fonte: Android Police