TIM, Ericsson e Qualcomm testam 5G com Motorola Edge 20 e 20 Pro em SP

Testes em SP de 5G Standalone realizados pela TIM, Qualcomm, Ericsson e Motorola utilizaram os novos Edge 20 e Edge 20 Pro como base

Quem acompanha as notícias com mais atenção já deve ter percebido que, nos últimos meses (na verdade, anos), operadoras e fabricantes começam a se movimentar para implementar no país o sinal 5G, enquanto aguardam a boa vontade da Anatel em autorizar o leilão e permitir assim a implementação da nova rede móvel.

Um dos exemplos mais recentes nesse aspecto foi confirmado oficialmente hoje, com o anúncio da parceria entre a Qualcomm, Motorola, TIM e Ericsson dos testes para a utilização de rede 5G Standalone na rede paulista da operadora.

Utilizando os novos Motorola Edge 20 e Edge 20 Pro, que trazem respectivamente os Snapdragon 778G e Snapdragon 870, o teste se baseou em infraestrutura da Ericsson com Recursos de Agregação de Portadoras sub-6 GHz 5G em modo Standalone.

Como o Motorola Edge 20 e 20 Pro trazem embarcados os modems Snapdragon X53 e X55 5G Modem-RF Systems, respectivamente, ambos foram capazes de se beneficiar do recurso 5G CA NR (Carrier Aggregation New Radio) em 5G Standalone, garantindo assim a capacidade de serem beneficiados pela novidade tão logo seja comercialmente disponibilizado para usuários.

Ainda segundo informações divulgadas sobre os testes, a conexão de dados 5G NR CA SA foi estabelecida na rede comercial da TIM associada à sua rede experimental em 3,5 GHz, agregando espectro não contíguo nas bandas de 700 MHz (n28) e 3,5 GHz (n78), usando licença temporária de uso de espectro fornecida pela Anatel.

Para Fiore Mangone, Senior Director of Business Development da Qualcomm Serviços de Telecomunicações, a agregação de portadoras é um recurso importante na evolução das redes 5G para melhorar a capacidade do sistema, aumentar a confiabilidade em condições de sinal fracas e fornecer velocidades de pico mais altas.

“Este é um marco significativo no que chamamos de “caminho do 5G”. Uma vez que a TIM habilite a capacidade de agregação de portadoras 5G, os clientes da TIM e Motorola, proprietários dos modelos Moto EDGE 20 e Moto EDGE 20, que contam com as plataformas móveis Snapdragon 5G e os sistemas Modems-RF Snapdragon ™ RF 5G, já tem em mãos um produto preparado para funcionar no estado da arte da tecnologia 5G. A agregação de portadoras é um recurso importante na evolução das redes 5G para melhorar a capacidade do sistema, aumentar a confiabilidade em condições de sinal fracas e fornecer velocidades de pico mais altas – melhorando a experiência dos usuários em aplicativos existentes e permitindo novos casos de uso no futuro. A Qualcomm continuará trabalhando para explorar todo o potencial da tecnologia 5G e trazer experiências 5G de forma pioneira aos consumidores brasileiros.”

Fiore Mangone, Senior Director of Business Development da Qualcomm Serviços de Telecomunicações

Segundo Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, os testes realizados demonstram o compromisso da operadora com os clientes brasileiros, ao mostrar que está atenta para trazer o quanto antes a conectividade 5G.

“A TIM mais uma vez demonstra o compromisso com seus clientes e com o mercado brasileiro, investindo hoje em novas tecnologias que beneficiarão os usuários amanhã. O teste com o 5G CA em diferentes espectros nos permitirá equilibrar a capacidade com cobertura buscando assim o melhor da tecnologia 5G. Estamos entusiasmados com os benefícios que 5G CA pode trazer tanto para os clientes quanto para o ecossistema e contamos com os parceiros para oferecer uma rede 5G ainda melhor.”

Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil

Já Eduardo Sanchez, diretor de Vendas da Motorola Brasil, relembra seu pioneirismo na oferta de aparelhos com 5G no país, sendo a primeira a entregar o Motorola Edge, que trazia já integrado o suporte ao 5G DSS.

“A Motorola foi pioneira no lançamento do primeiro smartphone 5G DSS no Brasil, o motorola edge em Julho/2020. Dando continuidade a este compromisso com o mercado e com a tecnologia 5G e todos os benefícios que ela traz aos consumidores, a Motorola já lançou outros 9 smartphones com suporte ao 5G. Em mais um movimento pioneiro, trazemos ao mercado os modelos motorola edge 20 e motorola edge 20 pro que além de funcionarem em 5G DSS, estão prontos para funcionar no 5G da TIM, suportando inclusive recursos avançados como a agregação de portadoras 5G. Agradecemos a parceria com a TIM, Ericsson e Qualcomm Technologies e principalmente agradecemos aos consumidores, clientes da Motorola e reforçamos nosso compromisso em oferecer produtos de alta tecnologia e qualidade, hoje e no futuro.”

Eduardo Sanchez, diretor de Vendas da Motorola Brasil

Em tempo: os usuários que possuem o Motorola Edge 20 e Edge 20 Pro deverão receber futuramente atualização para seus dispositivos via OTA (atualização de software “Over the Air”) para permitir o funcionamento do recurso CA NR em 5G SA, proporcionando uma experiência ainda mais rica na futura rede 5G da TIM.

Especificações técnicas

Motorola Edge 20

  • CPUQualcomm Snapdragon 778G
  • RAM e armazenamento8/128GB
  • TelapOLED Full HD+ de 6,7"
  • Câmera frontal32MP
  • Câmera traseira108 MP + 16 MP + 8 MP
  • Bateria4000mAh

Motorola Edge 20 Pro

  • CPUQualcomm Snapdragon 870
  • RAM e armazenamento12/256GB
  • TelapOLED Full HD+ de 6,7"
  • Câmera frontal32MP
  • Câmera traseira108 MP + 16 MP + 8 MP
  • Bateria4500 mAh

Fonte: Qualcomm Brasil

Imagem em destaque: Z z | Pexels

Total
0
Shares
Previous Post

Fraudes eletrônicas registram aumento em meio à pandemia de COVID-19

Next Post
Xiaodu Du Smart Buds TWS Earbuds (1)

Xiaodu lança fone de ouvido TWS com preço interessante e até 16h de autonomia

Related Posts