Não é novidade que os cibercriminosos estão sempre à espreita de novidades no mundo tecnológico para pegar desavisados com o objetivo de espalhar malware e infectar usuários. Como já era de se esperar, a bola da vez é o Whatsapp web.
Mensagens falsas em nome do Whatsapp têm sido enviadas muito antes do original sair e agora, com a saída do oficial, o golpe volta a ser utilizado.
Segundo Fábio Assolini, do Kaspersky Lab:
“Fake downloads appeared in several languages and countries, and now there is a real product out there the fraudsters have returned to their old attacks, dressed them up in new clothes and sent them on the prowl for new victims,”
Tradução livre:
“Downloads falsos têm aparecido em várias linguas e países e agora que o produto verdadeiro saiu, os fraudadores revoltaram com seus velhos ataques, em nova roupagem e enviados em busca de novas vitimas”
Um dos registros feitos foi justamente aqui no Brasil, no print que pode ser visto abaixo:
Tem para todos os gostos. Sites oferecendo aplicativos para desktop, extensões para o Chrome, versões alternativas e até sites a qual se pode digitar o numero do celular.
Em analise feita pela Kaspersky, foi observado que o principal intuito desses sites é roubar informações do usuário, em especial dados bancários mas também há os que na verdade são assinatura de serviços ditos premium, com cobrança em conta ou para enviar spam.
Mas, o que fazer para evitar não cair no conto do vigário e acessar a página errada?
Simples. Não existe milagre ou novidade que não é noticiada pelos veículos de comunicação. Portanto:
- Confie apenas no site oficial do whatsapp (lembrando que nem sempre o que está escrito é a verdade. Sempre observe o endereço que aparece ao colocar o cursor sobre o link). Na dúvida, delete sem medo de ser feliz.
- Use apenas o aplicativo oficial do Whatsapp em seu celular (disponível nas Stores ou no site oficial) e e o seu serviço de web oficial (web.whatsapp.com).
- Delete mensagens e bloqueie contatos desconhecidos. Se o link veio de alguém que você conhece, verifique antes se ele realmente enviou.
- Mantenha sempre um antivírus atualizado em seu computador.
Com isso, você se protege e evita dores de cabeça futuras.
Fonte: Kaspersky Labs – RU