GOOGLE

Saiba os 5 recursos que virão para o seu smartphone com o Android Pie

Esses recursos possivelmente chegarão ao seu aparelho se ele for atualizado para o Android Pie no entanto, não é possivel precisar quando isso acontecerá!

A chegada do Android 9.0 Pie movimentou a comunidade e deixou muita gente ansiosa para ver seu aparelho recebendo a nova versão do sistema operacional assinado pelo Google.

Obviamente, a grande maioria dos smartphones e tablets dependem, no entanto, da boa vontade das fabricantes para receber o novo sabor do Android e assim se beneficiar de tudo que foi apresentado mas, será que tudo mesmo será visto em outros aparelhos que não da linha Pixel?

Sabendo dessa dúvida, trouxemos os cinco recursos que definitivamente chegarão aos demais aparelhos que receberem o Android 9.0 Pie, independente da fabricante. Boa parte dos outros recursos, no entanto, dependerão de hardware específico ou são exclusivos para os aparelhos do Google.

Sem papo, vamos à lista?

Navegação reformulada

A primeira novidade que será vista nos aparelhos que receberem o Android 9.0 Pie será a reformulação da navegação.

Agora, a interface se baseia em gestos para utilização, abandonando os três botões padrões (voltar, home e janelas) para dar lugar a um único em formato de pílula, que permite através de gestos ver as janelas abertas e aplicativos sugeridos, quando deslizado para cima. Já em caso de clique, a home do aparelho é acionada.

A idéia é permitir com que aparelhos com telas maiores e mais longas sejam facilmente utilizadas apenas com uma mão, algo muito bem vindo considerando que cada vez mais, temos aparelhos maiores e com melhor aproveitamento de tela.

Configurações inteligentes

As configurações inteligentes chegam no Android 9.0 Pie e permitem ao sistema entender o uso e se adaptar, aprendendo a regular o ajuste de brilho de tela, economizar bateria e etc.

Um exemplo prático que pode ser dado dessa funcionalidade é a analise de aplicativos feito pelo sistema. Se ele percebe que você usa mais um em específico, esse será priorizado no uso, ficando aberto em segundo plano e assim ajudando a receber as notificações de forma mais eficiente.

Sugestões de apps e contatos inteligente

A inteligência artificial é um dos pontos de destaque do Android 9.0 Pie e como não deixaria de acontecer, muito possivelmente, você verá isso chegando ao seu launcher padrão.

De forma resumida, com o Android 9.0 Pie, o sistema é capaz de analisar e entender os aplicativos preferidos do usuário (lembra que falamos isso nas configurações inteligentes, né?), cruzando com os padrões de acesso e assim disponibilizando eles em destaque no launcher.

Um exemplo dado pelo próprio Google foi de a launcher passar a apresentar os aplicativos de consumo de mídia ao plugar um fone de ouvido ou de oferecer o contato de alguém para ligações ao sair da faculdade/trabalho (sim, ele provavelmente também utilizará o GPS pra isso).

Ferramenta de bem-estar

Inegavelmente, um dos grandes problemas da humanidade é o uso em excesso dos smartphones e tablets. Pensando nisso, o Google apresentou o Wellbeing (ou bem-estar, em português), que oferece a possibilidade de forçar o usuário a se desconectar do aparelho em determinados momentos.

O aplicativo específico permite que você divida seu aparelho com base no uso, mostrando quanto tempo foi gasto em cada uma das classificações disponíveis.

Para completar, o aplicativo conta também com a possibilidade de silenciar aplicativos específicos por determinado tempo, permitidno assim com que o usuário foque no que deseja fazer no decorrer do dia (ou em um momento específico).

Também existe a possibilidade de o aparelho ativar o modo “não incomodar” ao colocar o aparelho sobre uma superfície plana como a mesa, não sendo necessária a ação do usuário para silenciar o aparelho.

Por enquanto porém, o Wellbeing está em fase beta, sendo preciso se inscrever no programa de testes para utilizar a funcionalidade.

Nova ferramenta de prints

Finalmente, o Android 9.0 Pie traz novidades relacionadas ao print de tela que possivelmente serão incorporado em aparelhos que não fazem parte da linha Pixel. De maneira resumida, no Android Pie será possível fazer anotações e compartilhar através da própria interface de captura, tornando assim mais prático e sem depender de aplicativos de terceiros.

Fonte: CNET

About the author

Daniel Justino

Add Comment

Click here to post a comment

Deixe uma resposta

Nossos parceiros