Presente já há algum tempo no mercado brasileiro, o Acer Nitro 5 é inegavelmente uma das principais opções de notebook gamer quando falamos do custo-benefício, tendo variantes que incluem processadores Intel Core de até 9ª geração.
No entanto, gerações anteriores chamam mais atenção ainda devido à oportunidade de redução de preço vistas com a chegada das variantes mais modernas e pensando nisso, trouxemos aqui uma breve análise a respeito da variante AN515-51-78D6.
Vem comigo que no caminho, te explico tudo.
Design
Trazendo a já tradicional identidade visual vista em notebooks assinados pela Acer para o mercado gamer, o Nitro 5 aposta no que sempre deu certo: um corpo com visual que denota robustez que combina plástico e acabamento nas cores preto-e-vermelho.
Fechado, temos que ele oferece em sua traseira uma generosa porta para saída de calor e que ocupa a parte esquerda do dispositivo. Já na direita, temos apenas uma simulação, sendo portanto ali fechado com uma peça plástica integrada ao resto da carcaça.
Já nas laterais, temos na esquerda a oferta de uma entrada para trava de segurança Kensington, uma porta RJ-45 para conexões de internet por cabo, uma USB-C, uma porta HDMI, uma USB-A 3.0 e uma entrada para cartão microSD. Enquanto isso, no lado oposto, temos a entrada para o carregador, leds de energia, duas USB-A 2.0 e uma entrada P2 combo.
Já na parte inferior do dispositivo, temos além dos óbvios pés de borracha, o acesso à duas tampas removíveis que permitem a substituição do HD de 2.5″ e a memória. Caso você pretenda no entanto incluir no dispositivo um SSD M2, será necessário abrir toda a carcaça (o que significa remover mais de 20 parafusos) para acessar a área específica.
Hardware e desempenho
Falando especificamente do conjunto que encontramos nessa variante em específico, temos que ele embarca um processador Intel Core i7 de 7ª geração combinado com uma GPU NVIDIA GeForce GTX 1050Ti de 4GB e 16GB de memória RAM.
Em armazenamento, essa unidade traz “apenas” um HDD de 1TB, algo que podemos considerar como um ponto negativo levando em consideração que normalmente esses HDs são especialistas em criar gargalo de desempenho, exigindo a instalação de um SDD.
Felizmente ao menos, o dispositivo oferece a possibilidade de incluir um SSD M2 para corrigir esse pequeno contratempo. Se você é daqueles que está acostumado a fazer upgrades em máquinas, certamente o fato de não trazer de cara um SSD te permitirá economizar algumas moedas para pegar um mais robusto para embarcar nele.
Especificações técnicas
- Processador: Intel Core i7-7700HQ
- GPU: NVIDIA GeForce GTX 1050Ti
- RAM: 16GB
- Armazenamento: HDD de 1TB
- Tela LCD Full HD de 15.6″ com proporção 16:9 e taxa de atualização de 60Hz
- Teclado com retroiluminação na cor vermelha
- Dimensões e peso: 2,6x39x26,6cm e aproximadamente 2,7 kg
O que isso significa na prática?
Saindo dos números e falando do que realmente importa, temos uma máquina que acusa o golpe graças à utilização do HDD como armazenamento principal, fazendo com que o hardware não tenha o desempenho coerente esperado pelo conjunto oferecido.
Isso no entanto não impediu porém a jogatina, sendo possível rodar os nossos títulos de lazer que são o Asphalt Legends 9, o Tom Clancy’s The Division 2, Overwatch e Gears 5, sem problemas perceptíveis ao executar cada um deles.
Adicionalmente, também rodamos nosso tradicional teste de renderização para aqueles que desejam saber se ele serve como notebook para produção de vídeos e nesse sentido, renderizamos um vídeo em Full HD 50fps de 2:42 com poucas edições, concluindo a tarefa nos seguintes tempos:
- H.264: 2:02
- Blu-ray H.264: 3:01
- H265: 3:11
Benchmarks
Para os amantes de benchmarks, rodamos no NAVE Gamer Lunar os programas 3DMark, PCMark10, Geekbench e Novabench, tendo pontuado da seguinte forma:
Bateria
Um dos grandes problemas em boa parte dos notebooks gamer é, sem sombra de dúvidas o desempenho energético oferecido e nesse sentido, infelizmente o Acer Nitro 5 não se mostra muito diferente de seus concorrentes.
Em testes realizados com o Imtec Battery Mark 1.1, sem utilizar nenhuma forma de economia, ou seja, com brilho no máximo e com modo econômico desligado, conseguimos uma autonomia total de 1:15 antes de depender novamente de uma tomada.
Obviamente, esse teste é um dos que mais estressam o dispositivo, fornecendo aí algo próximo das 4h de autonomia em uso mais tradicional, o que inclui navegação, reprodução de vídeos no YouTube e tarefas básicas.
Webcam e microfone
Calcanhar de Aquiles em praticamente todos os notebooks existentes hoje no mercado, o kit webcam e microfone do Acer Nitro 5 não surpreende mas também não decepciona, oferecendo resultados que podem ser considerados aceitáveis, atendendo em caso de chamadas de emergência.
Obviamente, se o foco é utilizar o equipamento para fazer streaming e a busca é por mais qualidade de áudio e vídeo, o indicado (assim como na grande maioria de seus concorrentes) é investir numa webcam externa e um headset.
Áudio e multimídia
Entrando no campo de reprodução de áudio e multimídia, o Acer Nitro 5 chama a atenção por oferecer caixas de som com boa potência, permitindo assim consumir conteúdo de áudio sem a necessidade de um headset.
Isso é potencializado, em parte, pela oferta de um conjunto que oferece suporte Dolby Audio Premium, combinado com a tecnologia TrueHarmony, que também está embarcado por aqui.
Aliado a isso, temos um painel IPS de 15,6″ com resolução Full HD que não deixa na mão em reproduções de vídeos, filmes e jogos.
Teclado e touchpad
Um aspecto que chama a atenção no Acer Nitro 5 é a oferta de um teclado completo, incluindo um teclado numérico sem economia de espaços, graças a opção da marca de não reduzir as bordas do monitor.
Com bom tamanho, confortável e retroiluminado (apenas na cor vermelha) o teclado é competente e permite digitar com conforto e comodidade sem grandes sustos.
Um ponto que vale registro aqui é que o botão de liga/desliga do dispositivo fica colado ao teclado numérico, posicionado no canto superior direito do equipamento, o que pode significar esbarrões acidentais no começo caso você esteja procurando pelas teclas End ou “-“, que são vizinhas dele.
Algo que pode causar certa estranheza para alguns (e cá entre nós, é normal) é o posicionamento do touchpad, que fica mais alinhado à esquerda, acompanhando a área principal do mesmo, ignorando o teclado numérico para conta.
Por sinal, o touchpad tem bom tamanho, textura mais lisa, e suporte aos gestos do Windows.
Vale a pena?
Podendo ser considerado um dos principais notebooks gamer quando falamos de custo-benefício, o Acer Nitro 5 se coloca como uma opção viável e interessante para aquisição, quando observados os pontos baixos dele.
Nesse sentido, damos ênfase à inegável dependência de se investir em um SSD (no caso da máquina que testamos), a dificuldade de instalar um SSD M2 (obrigando a remover toda a parte de baixo da máquina para ter acesso), da dependência excessiva de tomadas e do peso exageradamente alto, o que torna mais incomodo colocar ele em uma mochila.
Já entre os pontos altos aqui, podemos citar a possibilidade de upgrades facilitados para HD de 2.5″ e de memória RAM, a boa reprodução de áudio e vídeo e o teclado com calculadora completa, o que ajuda especialmente quem trabalha com tabelas e dados numéricos.