Alcatel lança IDOL 4 com mais recursos multimídia e tecla boom

A ALCATEL anunciou ontem sua série Premium IDOL 4, buscando manter o sucesso da geração anterior, que conciliou inovações num aparelho elegante e hardware intermediário. Mas, o que será que mudou?

Antes de tudo, é valido ressaltar uma sutil mudança que não tem a ver com o aparelho mas sim com a marca: a mudança de nome. Sim, a Alcatel parou de utilizar oficialmente o seu sobrenome “OneTouch” e agora assina seus aparelhos apenas com seu primeiro nome. Ponto para a praticidade ao se falar de aparelhos da marca, que mais se pareciam redações devido ao longo nome.

Voltando ao aparelho…

A Alcatel resolveu dar um upgrade considerável nesse sentido. Enquanto o IDOL 3 trazia um Qualcomm Snapdragon 410 e 1.5GB de memória RAM. Dessa vez, a linha trouxe duas variantes, o IDOL 4 e o IDOL 4S. Além da semelhança entre os nomes (com exceção de um S a mais), a única coisa que os mantem próximos é o design e a quantidade de memória RAM. Somente! Por sinal, que melhora em comparação à geração anterior. Basicamente, foi disponibilizado o dobro!

Processador e armazenamento interno

Os processadores, obviamente, são diferentes entre as versões e esta é a primeira observação a se fazer. Enquanto o IDOL 4 traz o Octa-cre Qualcomm Snapdragon 617 trabalhando em esquema big.LITTLE (4 núcleos à 1.7 GHz + 4 núcleos à 1.2 GHz), o IDOL 4S conta com um Qualcomm Snapdragon 652 também em esquema big.LITTLE (porém com 4 núcleos à 1.8 GHz + 4 núcleos à 1.4 GHz). A diferença pode ser pequena, mas é de importância ressaltar afinal, isso muito provavelmente resultará em melhorias consideráveis de desempenho na versão 4S.

Já no armazenamento interno, a diferença é um pouco mais gritante. Enquanto o irmão mais simples conta com 16GB, com aproximadamente 10GB disponível para o usuário, o IDOL 4S traz o dobro, ou seja, 32GB embarcados (sendo 25GB disponíveis). A semelhança nesse quesito é o suporte a cartões MicroSD de até 512GB.

Tela

As telas também diferem entre si. O IDOL 4 trás uma IPS LTPS de 5,2” com resolução FullHD (1080×1920 pixels). Já o IDOL 4S, uma AMOLED de 5.5” QHD (1440×2560 pixels).

Bateria

Outra diferença que pode determinar a escolha para alguns. Ambos trazem incorporado o Qualcomm Quick Charge mas em compensação, a capacidade da bateria é diferente entre si. O IDOL4 conta com uma bateria de 2610mAh e demora aproximadamente 120min para carregar completamente. Já o IDOL 4S conta com uma bateria de 3000mAh e carrega em 95 min. Sim, você não leu errado! O IDOL 4S tem mais bateria e carrega mais rápido no entanto, não ficou claro se isso é devido a alguma diferença de carregador ou se realmente outro fator é decisivo.

Câmera

Outro quesito que aponta diferenças básicas é o conjunto de câmeras. Ambos possuem câmera frontal de 8MP porém, quando falamos da traseira, a conversa muda de figura. Um trás 13MP e o outro, 14 MP (IDOL 4 e IDOL 4S, respectivamente). Segundo a marca, os aparelhos da série IDOL 4 possuem foco automático ultrarrápido (0,1 à 0,3 segundos), além de capturar fotos nítidas, mesmo em ambientes escuros.

Design, tamanho e peso

Ambos foram lançados em quatro opções diferentes de moldura metálica: Dourado, Cinza Escuro, Ouro Rosado e Prateado Metálico, o que confere ao aparelho o quesito opções, quando falamos em aparência. Também podemos dizer que ele não é um dos menores aparelhos do mundo mas também não temos nenhuma laje para carregar no bolso (mais ou menos). Com telas de 5.3” e 5.5”, os aparelhos medem 147×72.5×7.1 mm e 135g (IDOL 4) ou 153.9×75.4×6.99 mm e 149g (IDOL 4S). Ou seja, a Alcatel acertou a mão e trouxe aparelhos finos e com bom aproveitamento de área no geral. O peso, apesar de não ser tão leve quanto alguns no mercado, não causam estranheza e muito menos, causarão desconforto no uso, ao menos teoricamente.

BOOM Key: Uma tecla, mais funções, experiência melhorada

A Alcatel foi bem criativa nesse sentido. Ao olhar rapidamente, podemos achar que estamos vendo, na verdade, algum aparelho da Sony com seu clássico botão lateral redondo, porém, a semelhança se encerra por aí.

Chamado de Boom Key, o botão dá vida nova ao aparelho, trazendo soluções interessantes como comando de jogo, alterações de áudio, acionamento de câmera e etc. abaixo, temos algumas aplicações:

  • Dê  um Boom na minha câmera: Tira fotos instantâneas no modo de espera; se manter a tecla pressionada, a câmera entra em modo burst para tirar sucessivas fotos rapidamente.
  • Dê  um Boom na minha galeria: Mescla artisticamente as fotos na galeria para compartilhar na hora como uma montagem de fotos ou uma apresentação de slides.
  • Dê um Boom em meus vídeos: Cria efeitos imediatos e surpreendentes em vídeos existentes, como reproduzir o segundo anterior do vídeo três vezes, ou mudar a velocidade de reprodução. Quando um usuário grava um vídeo, ao pressionar a tecla Boom o vídeo será transmitido ao vivo imediatamente.
  • Dê um Boom em minhas músicas: Concebido por ALCATEL e criativamente projetado por Waves, a experiência de áudio é automaticamente otimizada com apenas um toque. O grave, a intensidade e a clareza do som são reforçados, enriquecendo toda a experiência do usuário.
  • Dê um Boom em meus jogos: Fãs de Asphalt vão amar como a tecla Boom amplifica seu jogo, liberando a Nitro e aumentando a velocidade do carro. Ela também aumenta a qualidade de som, aumentando o volume e agregando uma reprodução de som espacial.
  • Dê um Boom em minha visão: Cria um efeito 3D mais intenso (UI com efeito parallax) ao ligar o aparelho, e uma surpreendente visão do clima ao vivo como parte da tela inicial.

Áudio

A Alcatel manteve a bem sucedida parceria com a JBL, já vista na geração anterior da linha Idol, além de ter também a Waves como parceria nesta geração. Com isso, espera-se um aparelho bem equilibrado no quesito áudio.

Outros recursos de áudio da série IDOL 4 incluem dois alto-falantes de 3.6 Watts, Hi-Fi Surround-Sound para os fones de ouvido, e otimização de presets de áudio automática e manualmente, dando aos usuários um som potente e colocando nas mãos dele a opção de configurar da forma que mais agrada. O aparelho vem acompanhado dos fones de ouvido JBL J22, um diferencial interessante num mercado onde cada vez mais as marcas desejam parar de oferecer acessórios como o fone de ouvido, mesmo que sendo dos mais básicos possíveis.

A marca também embarcou o aplicativo proprietário Onetouch Music, que oferece aos usuários um ecossistema de música tudo-em-um, permitindo descobrir novas músicas, misturar faixas on-line ou locais, remixar, jogar e navegar playlists em destaque.

Reversibilidade

Um dos detalhes que mais chamaram a atenção do IDOL 3 (versão anterior), foi a função de reversibilidade, onde independente da posição a qual o usuário pega, o aparelho pode ser utilizado, evitando que se perca tempo observando se pegou o aparelho na posição certa ou de cabeça pra baixo (isso pode ser uma boa para as atrizes de novela, que adoram pegar o aparelho de cabeça pra baixo. Pelo menos com ele, teriam uma boa desculpa).

Já nessa geração, tanto IDOL 4 quanto IDOL 4S são reversíveis de três maneiras. Além da já conhecida (e citada) inversão vertical, ambos também se adaptam quando o usuário os coloca na horizontal: o som (que é estéreo) sempre está do lado correto, mesmo quando o telefone é girado. Outro acerto nesse sentido é a posição dos alto-falantes, que garantem a não obstrução do som durante o manuseio.

Realidade Aumentada e Alcatel IDOL, uma soma curiosa

Algo bem interessante nesse ponto surpreendeu pela simplicidade da proposta e soluções apresentadas. No caso do IDOL 4S, a caixa do aparelho pode ser utilizada como óculos VR, permitindo em parceria com o aparelho, a interação com a realidade virtual. Os conteúdos específicos para essa função podem ser acessados por outro aplicativo proprietário, o Onetouch VR Hub, que ajuda a localizar facilmente conteúdos de realidade virtual ou aplicativos como o Littlstar.

Chega no Brasil?

A Alcatel ainda não se posicionou oficialmente nesse sentido, mas já deu a entender que sim, ao dizer que algumas coisas podem mudar para ajustar o aparelho ao gosto do consumidor brasileiro, que tende a ter perfil diferenciado em comparação à outros países. Dessa forma, muito provavelmente, veremos pelo menos um deles por aqui agora quando, por quanto e qual, isso é uma incógnita.

Fonte: Alcatel Brasil

Total
0
Shares
Previous Post

S7 e S7 Edge são lançados pela Samsung no Unpacked 2016

Next Post

Huawei apresenta seu primeiro PC com Windows 10

Related Posts