Na última quinta-feira (23/06), a AMD apresentou em evento realizado para a imprensa nacional um pouco mais a respeito de seu foco na presença no mercado de CPUs Ryzen e GPUs Radeon, bem como da entrega de desempenho avançado aos seus consumidores.
Segundo a empresa, o país atualmente está entre os mercados de primeiro pelotão e normalmente, se beneficia com os lançamentos no dia 0, ou seja, em boa parte, com EUA e outros.
Na apresentação, também foram citadas as atualizações de linha de 2022, que incluem as CPUs Ryzen 7 5700X e 5700G, bem como o Ryzen 5 5600G, destacando a primeira geração do Ryzen 7 com GPU integrada (R7 5700G).
Outro ponto de destaque foi a citação do Ryzen 7 5800X3D, processador que, como o próprio nome diz, é o primeiro gaming a utilizar tecnologia 3D V-Cache, mostrando que ainda é possível dar uma sobrevida longa ao AM4 utilizando soluções novas.
Em GPUs, temos o destaque de três modelos, sendo eles a Radeon RX 6500 XT para reprodução em Full HD (1080p), a RX 6750 XT com foco no QHD (1440p) e a RX 6950 XT para o 4K, respectivamente com 8GB, 12GB e 16GB GDDR6.
Quanto a parte de software, tivemos a apresentação de benefícios com o AMD Adrenalin 2022, especialmente quando comparado com o Adrenalin 2021, sendo revelado o incremento do desempenho que fica entre 5% (Red Dead Redemption 2 ou Horizon Zero Dawn no Ultra) a 13% no Forza Horizon 5 no Extreme, todos com o DirectX 12 como base em um comparativo usando a AMD Radeon RX 6950 XT em 4K.
Além desse avanço, a empresa também reforçou a preocupação com a privacidade de usuários através do Privacy View que utiliza tecnologia de rastreamento ocular para destacar apenas o que interessa, escurecendo ou borrando o resto da tela.
Essa função, segundo a AMD, além de permitir maior privacidade evitando com que pessoas em volta vejam facilmente o que está na tela, permite com que seus usuários possam manter o foco no conteúdo principal da tela.
Obviamente também, foram citados os planos para o futuro e a valorização do roadmap da marca, que prevê ainda para esse ano a chegada da arquitetura Zen 4 e da nova geração de processadores da marca, que iniciará a utilização do soquete AM5 oficialmente.