CDI leva a Hora do Código para jovens de comunidades cariocas

CDI leva ação Hora do Código à comunidades cariocas e é oportunidade para que estudantes conheçam mais sobre programação

O CDI (Comitê para Democratização da Informática) já é figura conhecida dos cariocas, em especial os mais próximos da era mesosoica como eu. A muito tempo atrás, era comum ver os ônibus equipados com micro-computadores em bairros da cidade maravilhosa, permitindo aos que não tinham a possibilidade de pagar caro por um curso, o primeiro contato com o encantador mundo digital. Sim, para alguns, ela foi a possibilidade da inclusão digital que anos após, veriamos, graças à popularização do micro-computador e dos já obrigatórios smartphones.

No entanto, engana-se quem acha que eles deixaram de existir, por não serem vistos como citei acima. Ainda é possivel, em comunidades carentes, ter contato com o projeto e ampliar horizontes na vida de muitos. No entanto, se antes, o que se aprendia era o que temos hoje como básico como Windows, Word e Excel, agora temos também projetos extras, como o que esse post trata.

Essa semana, de hoje até sexta-feira, para ser mais exato, o CDI estará unindo esforços com o movimento global Hora do Código, que está presente em mais de 180 países em ação coordenada com a Microsoft, chamada #EuPossoProgramar. A ideia é mostrar que é possivel fazer aplicativos e programar de forma descomplicada e rápida. Para se ter uma noção, segundo a Microsoft, é possivel criar aplicativos em aproximadamente 10 minutos. Obviamente, com esse tempo, você terá algo básico porém isso será a porta para algo muito maior, desde que haja o interesse e pretenção em aprender.

Em cada dia da semana, a ação será realizada em um parceiro do CDI (a lista com data, local e horário está abaixo) e visa o incentivo ao empoderamento digital e formação de indivíduos autônomos e conectados, protagonistas na criação de soluções em busca de melhorias na qualidade de vida e da sociedade. Além da ação realizada nas comunidades, também é possível aprender algumas coisas de programação no hotsite #EuPossoProgramar, acessando de qualquer dispositivo online (seja ele smartphone, tablet ou computador).

Agenda

20/10 (3ª feira) às 14h: Roda Viva, na Chácara do Céu e Borel (Zona Sul e Tijuca)

21/10 (4ª feira) às 9h: Observatório de Favelas, na Maré (Zona Norte)

22/10 (5ª feira) às 14h: CIEE/ Centro de Integração Empresa Escola, no centro do Rio

23/10 (6ª feira) às às 14h: ASVI/Associação Semente da Vida, em Cidade Deus (Zona Oeste)

https://www.youtube.com/watch?v=m0SdeGWaJjU

Imagem em destaque: #EuPossoProgramar

Total
0
Shares
Previous Post

[Rumor] Xiaomi com novo equipamento a caminho?

Next Post

G4 tem desbloqueio do bootloader liberado pela LG

Related Posts