Grandes atualizações exigem grandes preparativos. Você sabe o que fazer, para evitar dores de cabeça durante o recebimento de updates?

Um dos momentos mais esperados para grande maioria dos usuários é o recebimento de atualizações para seu aparelho. A ansiedade para testar as novidades implementadas e ver como o dispositivo se comportará é uma unanimidade mas, será que sabemos nos preparar para tal? A Asus, através do ZenTalk resolveu dar algumas dicas de como agir ANTES de receber atualização.

O post é, na verdade, um preparativo para o Android 6.0 Marshmallow, que está previsto para chegar na linha Zenfone durante o segundo trimestre deste ano, ou seja, entre abril e junho. No entanto, as dicas dadas valem para todos que desejam se preparar para mudanças fortes de versão do sistema, independente do aparelho utilizado.

Tais atitudes podem evitar grandes dores de cabeça ao atualizar no impulso e previne o choro sobre o leite derramado.

Faça seu backup

A primeira dica é também a mais importante! Fazer o backup de dados é uma atitude inegavelmente necessária antes dos updates. Seja para evitar perdas, como também para se ter a segurança de fazer a restauração de fábrica após a instalação da nova versão.

Perai! Restauração de Fábrica? Pra que?

Sim! A restauração de fábrica é importante para limpar o sistema de possíveis arquivos corrompidos, resíduos da versão anterior e etc. A indicação de realizar tal atitude é indicada em qualquer sistema, não sendo uma exclusividade do sistema do robozinho verde.

Obviamente, alguns aplicativos podem ajudar nesse sentido, sendo alguns incorporados pelos próprios fabricantes (é o caso do Asus Backup ou baixados diretamente na Play Store (graças à Odin, alguns gratuitos). Os principais disponíveis são:

App Backup & Restore (gratuito com compras dentro do aplicativo): backup de aplicativos. Além do backup e restauração, é possível também fazer envio de APKs via Bluetooth, e-mail, WiFi, etc.
CM Backup (gratuito com anúncios): backup de contatos, mensagens, lista de chamada, favoritos, calendários, alarmes e dicionário do usuário na nuvem (5GB de armazenamento gratuito na nuvem do desenvolvedor)
Helium (Versões gratuita e paga): backup e restauração do cartão de memória ou PC. A versão premium habilita funções extras como sincronização “app to app” e backup/restauração em nuvem.

The app was not found in the store. 🙁
The app was not found in the store. 🙁
Helium (Premium)
Helium (Premium)
Developer: ClockworkMod
Price: R$ 12,71

Mantenha sua bateria carregada

Um tanto quando obvio né? O mais incrível é que muitos ainda não observam esse detalhe e passam por poucas e boas para resolver depois. A maioria das marcas indica pelo menos 50% de carga para que seja iniciada a atualização. A Asus, por exemplo, sugere 60%. SIM! SESSENTA FUCKING PORCENTOS!

Portanto, PELO AMOR DE ASLAN (o leão de Nárnia), carregue seu aparelho antes de aceitar a instalação e evite dores de cabeça com descarregamento antes do fim do processo.

Tire prints de suas configurações

Meio absurdo né? Até que não! Melhor do que ficar memorizando alguns detalhes, é transformar eles em imagens e depois consultar, caso seja necessário. Pode ser algo inútil? Pode! Mas prevenção e canja de galinha nunca matou ninguém, certo?

Esteja preparado para bugs

Se você atualiza seu aparelho achando que o update virá lindo e sem bugs, fica aqui o principal e mais importante recado: ACORDA, ALICE!

Não existe sistema na face da terra que seja imune a pequenos bugs ou incompatibilidades portanto, se você tem medo de ter problemas relacionados à bugs e afins, sugiro que espere um pouco mais e acompanhe nas comunidades (especialmente às direcionadas ao seu aparelho) e espere noticias dos coleguinhas que correm para atualizar e testar tudo em primeira mão (eu, por exemplo!).

Se você for usuário da Asus, saiba que reportar bugs percebidos no ZenTalk pode ajudar a corrigir mais rápido os problemas. Um dos exemplos nesse sentido foi o do problema de armazenamento do Zenfone 2 que foi corrigido em tempo recorde pela equipe de desenvolvimento da marca.

Opcional: Prepare um cartão de memória MicroSD para “armazenamento flexível”

No Android Marshmallow é possível mesclar (tá certo isso, produção?!?) os armazenamentos interno e externo, permitindo assim ter mais versatilidade para a instalação de aplicativos e jogos, por exemplo. Basicamente, ambos são vistos como um só, por assim dizer.

Se você pretende utilizar essa função, saiba que o cartão será F-O-R-M-A-T-A-D-O em formato EXT4 (padrão bem conhecido pelos usuários de Linux)! Portanto, antes, faça um backup do backup. Pra completar, lembre-se que esse cartão não deverá ficar passeando por devices, sob pena de não ser reconhecido, o que te forçará a formatar de volta para os padrões vistos no Windows (FAT32 ou NTFS).

Este post foi inspirado em dicas dadas no fórum oficial da Asus, o Zentalk.

Categorias vinculadas:

GOOGLE,

Última atualização: 26/04/2016