Depois de muita espera e rumores a respeito da nova geração de chipsets sul-coreanos, a Samsung oficializou ontem (18/01) a chegada do Exynos 2200, que traz litografia de 4nm e é o primeiro a chegar com a parceria da AMD ao mercado.
Começando pela CPU, temos que o Exynos 2200 traz o mesmo perfil de escalonamento triplo, sendo nele embarcado um núcleo principal Arm Cortex-X2, três núcleos avançados Cortex-A710 e outros quatro Cortex-A510 focados no baixo consumo de energia, para atender demandas de rotina.
“As experiências digitais de amanhã exigem novos níveis de desempenho, segurança e eficiência. Como um dos primeiros processadores a incorporar os novos núcleos de CPU Armv9, o Exynos 2200 da Samsung aproveita a estratégia Total Compute da Arm e os principais recursos de segurança, como Memory Tagging Extension (MTE), para fornecer a computação específica e o processamento especializado necessários para potencializar futuras experiências móveis.”
Rene Haas, presidente do IP Products Group (IPG) da Arm
Acompanhando o combo citado acima, temos também a oferta de uma NPU (neural processing unit ou unidade de processamento neural) atualizada, que entregará melhor desempenho de Inteligência Artificial, sendo oferecido suporte a FP16 (ponto flutuante de 16 bits), além de INT8 (inteiro de 8 bits) e INT16 com eficiência de energia.
Como era de se esperar também, o novo Exynos 2200 conta com um modem 3GPP Release 16 5G que suporta bandas de espectro sub-6GHz e mmWave (onda milimétrica). Com o Novo Rádio E-UTRAN – Conectividade Dupla (EN-DC), que utiliza sinais 4G LTE e 5G NR, o modem pode aumentar a velocidade em até 10 Gbps.
Para fechar, temos informações relacionadas à segurança: segundo a Samsung, o Exynos 2200, conta com um chip iSE (Integrated Secure Element) para armazenar chaves criptográficas privadas, bem como para desempenhar um papel como RoT (Root of Trust). Além disso, um HW de criptografia em linha para UFS e DRAM foi reforçado para que a criptografia de dados do usuário seja compartilhada com segurança apenas dentro do domínio seguro.
Câmeras mais avançadas
No quesito câmeras, temos que o Exynos 2200 traz evoluções no ISP, tendo sido redesenhada para suportar sensores mais avançados, o que inclui os novos modelos com resolução de 200 MP e que devem começar a chegar no mercado nos próximos meses.
Ainda segundo a Samsung, esse ISP suporta câmera única em 30 fps ou então em combo de câmera dupla de 64+36 MP. Além disso, ele também suporta até sete sensores de imagem individuais e conduzir quatro simultaneamente para configurações avançadas de várias câmeras. Para gravação de vídeo, o ISP suporta resolução de até 4K HDR (ou 8K).
Aliando-se com o NPU, o ISP utiliza uma câmera de IA avançada com reconhecimento de conteúdo para resultados mais refinados e realistas. Ao tirar uma fotografia, a câmera de IA baseada em aprendizado de máquina reconhece objetos, o ambiente e rostos dentro da cena, com posterior aplicação de presets ideais para cor, balanço de branco, exposição, faixa dinâmica e muito mais para produzir imagens de qualidade de nível profissional.
Quanto a captura de vídeos, temos que o Exynos 2200 permite filmagem em até 8K, graças ao codec multiformato (MFC). Ele decodifica vídeos de até 4K a 240fps ou 8K a 60fps e codifica até 4K a 120fps ou 8K a 30fps.
Além disso, o MFC integra um decodificador AV1 com baixo consumo de energia, permitindo maior tempo de reprodução. A solução de exibição avançada apresenta HDR10+ adicionando mais alcance dinâmico e profundidade à imagem e oferece taxas de atualização de até 144Hz para uma experiência de transição mais responsiva e suave ao rolar ou jogar.
GPU Xclipse é destaque
Obviamente porém, o grande destaque no anuncio do Exynos 2200 é o anuncio da GPU Xclipse (que combina a letra X como referência ao Exynos e a palavra eclipse) que chega com a arquitetura AMD RDNA 2 e eleva a régua quando se fala em experiência para gamers.
Graças a essa parceria, o Exynos 2200 é também o primeiro chipset para smartphones a suportar a tecnologia ray tracing por hardware e sombreamento de taxa variável (VRS), características até então exclusivas de PCs, laptops e consoles.
“A arquitetura gráfica AMD RDNA 2 estende soluções gráficas avançadas e com baixo consumo de energia para PCs, laptops, consoles, automóveis e agora para telefones celulares. A GPU Xclipse da Samsung é o primeiro resultado de várias gerações planejadas de gráficos AMD RDNA em SoCs Exynos. Mal podemos esperar que os clientes de telefones celulares experimentem as ótimas experiências de jogos com base em nossa colaboração tecnológica.”
David Wang, vice-presidente sênior do Radeon Technologies Group da AMD.
Quando chega?
Segundo a Samsung, o Exynos 2200 já teve sua produção em massa oficialmente iniciado, o que significa dizer que em breve possivelmente veremos os primeiros aparelhos com o novo chipset sendo anunciado, com a linha Galaxy S22 como principal candidato para trazer ele embarcado.
Em tempo: vale lembrar que ao menos por enquanto, os rumores apontam que a família Galaxy S22 deve chegar no Brasil não com o Exynos 2200 mas sim com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1.
Fonte: Samsung