Mudança realizada pelo Facebook não só foi uma puxada de tapete para usuários que possuíam alguma ferramenta desenvolvida para o API antigo como também para os desenvolvedores de aplicativos
Não tem muito tempo que o Facebook resolveu alterar a sua API. Uma das primeiras empresas a avisar foi a Microsoft, ao avisar que seus serviços relacionados à sincronia automática com a rede social iria cair, como no bate-papo do Outlook, o aplicativo Social, embarcado no Windows Phone e afins. No entanto, pouco se falou após isso.
Após a mudança da API, não somente alguns plugins e widgets usados pela internet (inclusive aqui no blog, que usávamos um contador de curtidas em nossa fanpage na referida rede social), como também inúmeros aplicativos que eram utilizados para a interação da rede social em smartphones e tablets. Convenientemente, Hootsuite, Friendcaster, Klyph, Buffer e outros pararam de poder ser ferramenta para se livrar do pesado e bugado aplicativo oficial.
E adivinha só! Agora, você só consegue interagir decentemente na rede social se utilizar os aplicativos oficiais ou a pagina mobile. Legal né #SQN.
Fato é que não se sabe a motivação principal do Facebook em fazer isso mas ao meu ver, o principal motivo é poder enfiar goela abaixo as propagandas que são exibidas na timeline, algo que em alguns casos era suprimido por aplicativos de terceiros.
Resta saber se os desenvolvedores se animarão em tentar refazer seus apps baseados na nova API ou se largarão de mão dela, passando a tornar nossa vida mobile mais sofrida, devido aos deficitários aplicativos oficiais, que parecem ser feitos para exaurir os recursos dos aparelhos e pacotes de dados.