Depois do Facebook ganhar um versão mais leve, agora foi a vez do Messenger passar a ter opção que consome menos dados, armazenamento e RAM
A algum tempo atrás, o Facebook resolveu perceber que algo não dava certo para seu aplicativo: o excesso de recursos consumidos eram um limitador brutal para alguns aparelhos e mercados (os emergentes, em especial). Sabendo disso e da sua incapacidade de fazer um aplicativo que simplesmente funcionasse em dispositivos assim, optou por adquirir quem tinha know-how sobre o mercado: O Snaptu.
O aplicativo que era um velho conhecido de quem já usou aparelhos com Java era a porta para a solução do problema. Funcionava bem em aparelhos com especificações praticamente inexistentes e com conexão pobre.
O primeiro lançamento após isso foi o famoso e amado (ou odiado) Facebook Lite. Querendo ou não, o aparelho funciona bem para parte dos usuários e consequentemente, permite a ele navegar na rede social gringa sem ver seu aparelo minguar em bateria e seu pacote de dados ser destruido.
Com o tempo, Zuckerberg e equipe resolveram fazer um outro assassinato à usabilidade. Separar o Facebook do Messenger, forçando que usuários tivessem ambos os aplicativos instalados (ou tendo apenas o messenger, caso optasse por acessar via web).
Como era de se esperar, ele resolveu então estender o conceito de “Lite” dado inicialmente ao Facebook e lançar o “Messenger Lite” para mercados emergentes.
Ocupando menos de 10MB de armazenamento (o que fará dele uma opção de rápida instalação, tendo em vista que é 80% menor, em comparação ao aplicativo comum) e inclui experiências básicas como mensagens (óbvio, não?), envio e recebimento de fotos e links, e recebimento de stickers. Assim com o na versão Facebook vs Facebook Lite, o Messenger uusa o mesmo logotipo com cores invertidas. O parafuso é azul com um fundo branco bolha de bate-papo.
Inicialmente, o aplicativo está sendo disponibilizado para o Quenia, Tunisia, Malásia, Sri Lanka e Venezuela, com lançamento futuro nos próximos meses, segundo o mesmo padrão visto no aplicativo principal.
E aí, vai instalar quando sair ou baixar o apk e já colocar agora?
Fonte: Facebook