Há alguns anos, vimos a Microsoft apresentar oficialmente aos seus usuários a Cortana, assistente pessoal que é embarcada nos dispositivos com Windows e que com o tempo, também ganhou aplicativo para plataformas móveis (Android e iOS), visando enfrentar a Siri, Assistente do Google, Alexa e Bixby.
No entanto, parece que a tentativa de emplacar a inteligência artificial própria como assistente nesses dispositivos não é mais o foco da Microsoft, tendo sido observado que nessa semana, o aplicativo não é mais disponibilizada na Apple App Store e Google Play.
Ainda segundo o pessoal do Android Police, a mudança não se limita apenas a ausência do app nas lojas mas também na indisponibilidade para uso, mesmo que você tenha o app da Cortana já instalado e impedindo com que os conteúdos criados anteriormente possam ser acessados.
Com isso, os usuários passam a ser impedidos de criar ou acessar lembretes, tarefas e listas nos dispositivos móveis (apesar de eles ainda estarem disponíveis na versão para Windows, além de serem sincronizados automaticamente com o aplicativo Microsoft To Do.
Por enquanto, não se sabe se a opção da Microsoft é definitiva ou se o movimento em questão significa vermos no futuro um novo app para a Cortana com melhorias e novidades, algo que ao menos por enquanto, parece improvável.
Fonte: Android Police