Mais recente geração de vestíveis da Huawei, o Watch GT 3 chegou recentemente ao Brasil oferecendo evoluções interessantes quando comparado com a geração anterior, que já era bem elogiada.
Mas, será que o Huawei Watch GT 3 é uma boa opção de compra pro usuário que quer um novo smartwatch para chamar de seu? É isso que tentamos responder aqui ou ao menos, te ajudar a ter mais base para decidir se vale ou não a pena. Vamos lá?
Design
Se tiver uma palavra pra definir o design do Huawei Watch GT 3, certamente escolheria como principal a elegância. O relógio traz um visual que lembra bastante um relógio tradicional e isso agrada em especial quem deseja um acessório inteligente sem perder a sobriedade.
A caixa dele combina uma parte superior feita em aço inoxidável (que na unidade que pegamos é prateada) e uma traseira de plástico, responsável por emoldurar os sensores e também, interagir com o carregador magnético.
Além disso, temos um botão pressionável no canto inferior direito e acima, um botão com coroa giratória que tem boa sensibilidade ao giro e permite boa interação com itens do sistema operacional, elevando as opções de uso do aparelho.
Quanto a pulseira, temos um relógio que pode trazer pulseira com troca-fácil em fluorelastômero preta, couro (que pode ser marrom ou branco), aço inoxidável ou milanesa ouro, dependendo a opção do tamanho e variante escolhida na hora da compra.
Tela
Cartão de visita de qualquer smartwatch, a tela é certamente a responsável pela primeira percepção de um relógio inteligente e por aqui, temos um relógio que agrada pelo conjunto da obra.
A tela é uma AMOLED que pode ser de 1,32″ (42mm) ou 1,43″ (46mm) que entrega bom brilho, cores vivas e um aproveitamento invejável, ocupando praticamente toda a frontal do aparelho (perdendo espaço apenas para os marcadores analógicos de minutos em volta).
Não menos importante, a tela do Huawei Watch GT 3 agrada no toque, sendo uma capacitiva que não perde o toque e que foi capaz inclusive de entender o que era água e o que era toque de um dedo em testes feitos por aqui, algo difícil de ver nos smartwatches atuais.
Sistema operacional
Certamente, um dos pontos mais interessantes no Huawei Watch GT 3 é a chegada do HarmonyOS, sistema operacional que foi anunciado após o drama feito pelo presidente norte-americano laranja e que dificultou a vida da marca ao redor do mundo.
Em termos práticos, temos aqui um sistema que agrada: as transições são fluidas, não temos engasgos e tudo é muito bem arrematado, incluindo ícones e interações.
Obviamente porém, temos a já esperada limitação na quantidade de apps que podem ser instalados no relógio, algo que não chega a ser traumático tendo em vista que o HarmonyOS oferece boas funcionalidades e a capacidade de interagir com players de música instalados no relógio.
Bateria
Um dos pontos mais elogiados nos aparelhos da Huawei é a bateria e felizmente, o Huawei Watch GT 3 não foge desse padrão, podendo ser considerado um dos melhores do mercado quando consideramos o segmento mais avançado.
Na unidade que testamos por aqui, com 46mm, foi possível utilizar ele com praticamente tudo ativado por mais de 9 dias, sem economizar com os sensores, ignorando-se apenas o always-on display.
Para alguns, pode até parecer pouco, mas essa autonomia coloca o Huawei Watch GT 3 como um dos melhores do mercado, chegando ao dobro ou até o triplo do tempo de alguns de seus concorrentes diretos como o Galaxy Watch 4.
Já no que tange ao carregamento, temos um aparelho que exige um bom tempo plugado no carregador para recompor sua carga: foram necessárias 2h e 42 minutos para conseguir ir do 0% ao 100%.
Vale aqui citar: esse tempo de recarga coloca ele próximo de seus concorrentes e com isso, mostra que ele segue sendo vitorioso nesse aspecto.
Atividades físicas
Certamente, muitos dos que vão passar por aqui querem saber a respeito da capacidade de utilização em atividades físicas e nisso, o Huawei Watch GT 3 também não decepciona.
Segundo a Huawei, são mais de 100 modalidades de treino disponível, o que inclui desde as tradicionais caminhada e corrida, como opções mais difíceis de ver em concorrentes no mercado como o Badminton, tênis, tênis de mesa, Sinuca, peteca, handebol, futebol de areia e mais.
A depender do modo escolhido, o relógio é capaz de te informar a respeito do desempenho durante a prática, algo que aconteceu comigo quando ativei o monitoramento durante uma caminhada que fiz para testar e tive a cada 1km um áudio emitido por ele dizendo quanto tempo demorei, o ritmo e mais.
Vale aqui também o registro: atividades externas (ou outdoor, se você prefere o termo em inglês) são bem suportadas graças ao GPS integrado ao relógio, permitindo que você possa sair sem o relógio para fazer uma corrida, pedalada ou caminhada, sem se preocupar com o monitoramento do itinerário.
Aplicativo e compatibilidade
Assim como todos os outros relógios inteligentes existentes hoje no mercado, o Huawei Watch GT 3 depende de um aplicativo próprio para interagir com seu smartphone e nesse caso, a opção é o Huawei Health (que vira Saúde no seu aparelho).
Esse aplicativo pode ser obtido de variadas formas, sendo no caso do iOS entregue pela própria App Store (da Apple) e no caso do Android, via o AppGallery ou download e instalação do apk diretamente dos servidores da Huawei, não dependendo, nesse último caso, do AppGallery para receber atualizações e afins.
Vale também aqui citar que o Huawei Health também está disponível na Play Store mas a versão entregue é mais antiga, não sendo indicada a sua instalação para interação com relógios mais recentes.
Falando de interface de app e possibilidades, temos um aplicativo com boa interface e informações completas, sendo possível definir quais cards são exibidos na tela inicial, o que inclui opções como o registro de atividade, coração, peso, SpO2, sono, estresse e mais.
Além disso, é possível encontrar a aba “exercício” que oferece o início rápido de atividades e planos específicos para cardio, queima de gordura e mais, a aba “dispositivo” que dá acesso a configurações do relógio como status, transferência de música, mostradores e etc e o “eu”, que exibe conquistas e dados vinculados a sua conta na Huawei.
Vale a pena?
Inegavelmente, o Huawei Watch GT 3 é uma boa aquisição para aqueles que buscam um relógio de excelente qualidade, com bateria que dura bastante e com boas funcionalidades, além de obviamente, ser bonito aos olhos.
A menção honrosa fica por conta da capacidade de entender toques mesmo com a tela molhada, o GPS integrado e a ampla quantidade de modalidades compatíveis.
Onde comprar?
Já disponível para compra no Brasil, o Huawei Watch GT 3 chegou ao país com preço inicial sugerido de R$ 1.799 mas atualmente, é possível encontrar ele nas parceiras da Huawei como a Americanas, Submarino e Shoptime, além da KaBuM! por preços menores, tornando assim ainda mais interessante a sua aquisição.