Disponível como uma das opções mais avançadas no mercado brasileiro, o KaBuM! Smart 700 oferece preço interessante e funcionalidades que destacam ele no segmento.

Será que ele vale a pena para te ajudar na faxina de casa? Vem comigo que te conto tudo que percebi em alguns dias de uso.

O QUE VEM NA CAIXA?

Para começar, podemos abordar o conteúdo da caixa do KaBuM! Smart 700 e como já podemos considerar ele pronto tanto para uso quanto para reposição de potenciais peças que possam dar defeito.

Além da óbvia entrega do aspirador propriamente dito acompanhado da base de carregamento e adaptador de tomada, também são encontrados na caixa dois reservatórios (um para água e outro para poeira comum), dois pares de escovas laterais com identificação, dois panos de chão para prender no reservatório de água, um filtro HEPA e uma escova de limpeza.

Com isso, temos um kit completo que disponibiliza não só o necessário para usar ele com tranquilidade como também reserva de pano e escovas para caso de problemas, empurrando para frente potenciais compras adicionais de acessórios, o que é bom.

DESIGN

Assim como outros aspiradores de pó vistos no mercado, o KaBuM! Smart 700 tem design robusto e traz em seu topo três botões respectivamente para Wi-Fi, liga/desliga e para retorno a base, além de um sensor laser.

Já em volta, temos na linha dos botões uma lente omnidirecional que fica responsável por ajudar fisicamente a encontrar os limites e objetos e no lado oposto, um botão para remover o recipiente de sujeira ou reservatório de água.

E embaixo? Bom, na parte de baixo temos o grosso das informações operacionais necessárias para a operação desse aspirador-robô, o que inclui a área de encaixe das escovas laterais, sensores antiqueda, rodas, eletrodos de carregamento, a bateria e não menos importante, a escova principal.

APLICATIVO

Por se tratar de um aparelho inteligente, o KaBuM! Smart 700 trabalha em parceria com o aplicativo próprio da marca, encontrado tanto na Play Store para Android quanto na Apple Store para iOS como KaBuM! Smart.

Com interface simples, o aplicativo dá acesso a tela de operação do aspirador que exibe a área mapeada no primeiro uso, o tempo e área de limpeza, bem como a capacidade de bateria disponível e áreas de ação na lateral direita com a restrição de área e edição de mapas enquanto na parte inferior, temos o botão para limpeza inteligente e gestão de área de operação.

Voltando a lateral direita, temos o botão de mais, que oferece opções avançadas para o aspirador como o controle remoto manual, a possibilidade de procurar o robô, de realizar agendamento para operação automática, controle de sucção, volume de controle de água e mais.

Só para não passar em branco, a sucção do KaBuM! Smart 700 pode ser utilizado em 4 estágios que passam pelo fechado (que pode ser utilizado com o pano de chão, por exemplo) e as opções econômico, padrão ou forte.

Já o ajuste de volume de água também oferece 4 opções que vão do fechado, passando para o baixo, médio ou alto, dando a oportunidade de regular o fluxo de água no aparelho.

Em suma, temos um aplicativo bem completo e que permite controlar o aspirador sem dificuldades, independente do lugar e oferece boas opções de operação durante a limpeza.

ASSISTENTES PESSOAIS

Um dos diferenciais oferecidos nessa versão de aspirador quando comparado com modelos mais simples da marca é a possibilidade de conectar ele com as assistentes pessoais do Google e Amazon.

A configuração dos serviços é consideravelmente simples mas ao meu ver, completamente desnecessário tendo em vista que no geral, você apenas terá o básico comando de ligar através delas, algo bem abaixo da experiência de uso diretamente com o app oficial.

Agora, se você não se importa com essa limitação, vai fundo que funciona. Para conferir as orientações para configurações, é só clicar na opção “Meu Perfil”” na tela inicial e depois, em serviço de acesso de terceiros.

Vale observar que, infelizmente, o aspirador não funciona com o SmartThings da Samsung sendo a opção exibida para vinculo e uso de outros produtos da marca.

EM USO

Falamos do seco e agora, é hora de irmos pro que realmente importa que é a parte prática da brincadeira.

Para começar, é importante destacar aqui que o aspirador exige alguns padrões para o ambiente que será operado, o que inclui o cuidado para não se ter itens soltos que podem travar ou tornar elas úmidas como fios (incluindo controles cabeados e tomadas), bem como poças de água.

Não menos importante, a KaBuM! não indica o uso de produtos de limpeza diretamente no reservatório de água, ou seja, se for fazer limpeza com pano, opte por colocar apenas água no reservatório e desinfetante diretamente no chão.

Na pratica, temos um aspirador eficiente que ajuda muito a manter a casa limpa, especialmente quando se tem potencializadores de sujeira como animais domésticos e transito maior de pessoas.

Obviamente, a eficácia na limpeza vai depender da escolha correta do modelo de sucção ou de fluxo de água e não substitui uma limpeza mais pesada, ou seja, vai substituir por exemplo aquela passada de vassoura diária que você acaba tendo que dar pra remover sujeira mais grossa do chão.

Não menos importante, o mapeamento 3D do KaBuM! Smart 700 se mostra um excelente aliado na limpeza, compreendendo bem o ambiente focando nas áreas que precisam estar limpas tanto no automático quanto pela limitação de espaços pelo app.

BATERIA

Um ponto importante de se pensar quando falamos de um aspirador é a bateria e sua autonomia. No geral, dá pra cravar que ele consegue render limpeza em casas médias com tranquilidade.

Para se ter uma estimativa, mandei o KaBuM! Smart 700 executar limpeza duas vezes do mesmo cômodo que mede aproximadamente 10m² com potências diferentes e monitorei o consumo de 10% de energia e quanto tempo levaria para chegar a esse marco.

Usando com a potência forte, o KaBuM! Smart 700 demorou 14 minutos para chegar ao marco enquanto no padrão, o tempo pulou para 24 minutos, o que significa dizer que ele poderia facilmente passar mais de 2h trabalhando com conforto.

Mas e o modo econômico? Bom, esse por óbvio é o modo que menos consome e foi praticamente impossível bater os 10% no mesmo ambiente, mesmo repetindo duas vezes a aspiração. Nesse caso foram 21 minutos operando para consumir apenas 5%, ou seja, numa regra básica de 3, teríamos 420 minutos de operação ou seja, 7 horas sem parar.

LIMPEZA COM ÁGUA

Passagem rápida para falar da limpeza com a água para falar o básico: a limpeza com água e pano de chão feito pelo KaBuM! Smart 700 é eficiente e capaz de deixar o chão consideravelmente limpo, removendo poeira que pode ter ficado solta na aspiração.

No entanto, vale lembrar sempre aqui que o KaBuM! Smart 700 é feito para limpeza superficial e manchas ou sujeiras mais pesadas ainda exigirão ação humana e força mecânica para resolver.

É só pensar: passar um pano úmido e sem fazer força limparia esse lugar? Se a resposta é sim, ele fará a tarefa. Se não, você seguirá precisando entrar em ação para manter sua casa limpa.

VALE A PENA?

Vendido rotineiramente por algo em torno dos R$ 1400 ou até abaixo disso, o KaBuM! Smart 700 é, sem sombra de duvidas uma boa opção para quem quer uma opção avançada para ajudar na limpeza de casa ou do trabalho sem precisar investir tanto em um aparelho com mapeamento integrado.

Dentre as opções vendidas atualmente no Brasil, o KaBuM! Smart 700 é o financeiramente mais interessante quando consideramos a disponibilidade de um sensor IR para mapeamento, um diferencial importante para não precisar ficar resgatando o aspirador no meio da casa pra carregar ou então, pra perder tempo em áreas que não precisam de limpeza ou são inacessíveis.

Como sempre, vale aqui lembrar que o KaBuM! Smart 700 não substitui uma limpeza pesada para a sua casa, sendo na verdade um parceiro para aquelas mini faxinas de meio de semana que temos de fazer para tirar o excesso de sujeira.

Onde comprar o KaBuM! Smart 700?

Categorias vinculadas:

REVIEWS,

Última atualização: 27/08/2023