Atualização (02/06/2021 às 07h30)
Após alguns meses da oficialização da venda da marca HyperX pela Kingston para a HP, as americanas confirmaram ontem a conclusão da operação em questão, passando assim definitivamente a operação do segmento de periféricos gamer, como headsets, teclados, mouses, mousepads, microfones USB e acessórios para consoles.
Segundo Enrique Lores, presidente e CEO da HP Inc, a aquisição aumenta a capacidade da HP de criar experiências, expandir frentes e crescer.
“Estamos muito satisfeitos em dar oficialmente as boas-vindas ao incrível time da HyperX na HP. A HyperX conquistou seguidores fiéis na comunidade gamer e esperamos fortalecer ainda mais a marca HyperX. Esta aquisição aumenta ainda mais nossa capacidade de criar as experiências de computação do futuro, expandir em outras frentes valiosas e desbloquear novas fontes de crescimento.”
Enrique Lores, presidente e CEO da HP Inc.
Vale lembrar que o segmento de hardware para PCs segue nas mãos da Kingston, que deve utilizar uma nova grife para vender SSDs, memórias e demais produtos nesse segmento.
Publicação original (14/02/2021 às 14h)
As norte-americanas Kingston e HP anunciaram oficialmente hoje ao mercado a conclusão de negociações para a aquisição da marca de periféricos focados no público gamer HyperX, em um acordo que envolve o pagamento de US$ 425 milhões, ou seja, algo em todo dos R$ 2,3 bi em conversão direta, considerando o câmbio atual.
Segundo Enrique Lores, presidente e CEO da HP Inc, a inclusão da marca HyperX no grupo HP é visto como uma oportunidade de crescimento no mercado de periféricos, gerando novas fontes de inovação.
“O HyperX é um líder em periféricos cuja tecnologia é confiável para jogadores de todo o mundo e estamos entusiasmados em dar as boas-vindas à sua equipe excepcional para a família HP. Continuamos a aprimorar nossa liderança em Sistemas Pessoais, modernizando experiências de computação e expandindo para valiosas adjacências. Vemos oportunidades significativas no grande e crescente mercado de periféricos, e a adição de HyperX ao nosso portfólio irá gerar novas fontes de inovação e crescimento para nossos negócios. “
Enrique Lores, presidente e CEO da HP Inc,
Já para John Tu, cofundador e CEO da Kingston, a operação foi vista como uma oportunidade de mudança para um futuro melhor para os negócios da HyperX e de seus funcionários.
“Os produtos HyperX são projetados para atender às demandas mais rigorosas de todos os jogadores – do casual ao mais hardcore – dando-lhes uma vantagem vencedora e ajudando-os a permanecer no topo de seu jogo. Ambas as empresas prosperam porque nos concentramos em nossos funcionários e compartilhamos os mesmos valores essenciais e cultura. David Sun (cofundador e COO) e eu vimos as possibilidades para os negócios da HyperX e seus funcionários e ambos percebemos que essa mudança traz um futuro melhor para o HyperX. “
John Tu, cofundador e CEO da Kingston
A movimentação da HP não é por acaso. O mercado de jogos vem gradativamente crescendo a nível global, sendo estimado que girar US$ 70 bilhões em 2023 e crescimento de US$ 12,2 bilhões no ano seguinte quando se fala do mercado global, com boa parte disso sendo impulsionado pela área de periféricos, onde a HyperX se destaca.
Vale também lembrar que a HP não é uma empresa nova no mercado gamer, tendo já presença através das linhas OMEN e Pavilion Gaming na área de notebooks e também do software OMEN Gaming Hub, para jogadores se conectarem, personalizarem e explorarem seus equipamentos e jogos.
Esse ecossistema portanto é complementado pela chegada da HyperX, tornando o guarda-chuvas da HP mais amplo e permitindo assim com que jogadores e fãs possam criar um setup completo, além de permitir a sinergia entre as operações, gerando oportunidades de crescimento de ambas as marcas.
Um ponto que as marcas deixaram observado é que a Kingston está vendendo apenas a área de periféricos (ou seja, headsets, teclados, mouses, mouse pads, microfones USB e acessórios de console), devendo ainda manter os produtos relacionados à sua operação principal, ou seja, produtos DRAM, flash e SSD para jogadores e entusiastas.
A expectativa é que a negociação seja concluída no segundo trimestre desse ano, sendo ainda necessário a aprovação de órgãos de regulação e antitruste, algo que tende realmente a demorar um pouco mais, além de outras condições habituais de fechamento.
Fonte: Kingston