Parceiro daqueles que necessitam de portabilidade e opções de armazenamento, os HDs externos evoluíram bastante nos últimos dias e atualmente, já conseguimos encontrar opões compactas e leves como o Lexar E6P.
Com proposta de ser um bom aliado no setup, ele desembarcou por aqui para análise e agora, você confere o que percebemos em algumas semanas de uso no meu dia a dia.
Bora conferir?
O que vem na caixa?
Para começar, vale a pena darmos um passeio rápido no kit inicial do Lexar E6P e de maneira geral, temos uma caixa compacta que não chama a atenção, trazendo estampadas as informações sobre o modelo, uma foto do dispositivo e informações do armazenamento e conectividade.
Por dentro, temos um kit até que completo para um HD externo: o próprio Lexar E6P acompanhado de uma case de silicone, um guia de início rápido/garantia e dois cabos: um USB-A e outro USB-C, permitindo usar em praticamente todos os dispositivos modernos.
Com isso, temos na caixa do Lexar E6P tudo que é necessário para usar o pequeno notável sem grandes dificuldades, independente do seu setup, algo que não é tão comum no mercado.
Além disso, é interessante ver que o Lexar E6P traz uma case em silicone já colocada no HD externo propriamente dito, o que confere a ele uma maior proteção em caso de acidentes como quedas, protegendo o case e sua estrutura interna.
Vale sempre lembrar que em geral, os HDs externos limitam-se a trazer um único cabo no kit, sendo ele normalmente um com ponta USB-A.
Especificações técnicas
Para começar a falar do Lexar E6P propriamente dito, é interessante entendermos o potencial desse pequeno HD externo através de suas configurações.
Em geral, temos no Lexar E6P um corpo compacto que pesa menos de 90g e que se baseia em conexões USB para conexão com o PC, sendo ele compatível com a interface USB 3.2 Gen2.
Essa informação é importante em especial quando falamos da entrega de um disco com velocidade no entorno dos 1050 MB/s pois portas USB com interfaces mais antigas tendem a não aproveitar todo o potencial do Lexar E6P.
Com isso, tenha em mente que se você tiver em seu PC apenas portas USB 2.0 ou 3.0, muito possivelmente terá velocidades máximas abaixo do previsto pela marca e obtidos em nossos testes.
Interface | USB 3.2 Gen2 |
Velocidade de leitura | 1050 MB/s |
Velocidade de gravação | 1000 MB/s |
Temperatura de operação | 0°C to 70°C (32°F to 158°F) |
Temperatura de armazenamento | -25°C to 85°C(-13°F to 185°F) |
Dimensões | 109mm x 35.4mm x 10mm |
Peso | ≅ 90g |
Benchmarks
Para os benchmarks citados acima, foi utilizado o seguinte setup, utilizando o Lexar E6P em uma porta USB-A 3.2 Gen2 disponível.
CPU | AMD Ryzen 9 7900X |
Placa mãe | ASUS TUF Gaming X670E-Plus |
RAM | 2x16GB LEXAR ARES RGB DDR5 7200MHz |
Armazenamento | SSD M.2 WD Blue 1TB |
GPU | Galax NVIDIA GeForce RTX 3050 (1-Click OC) V2 |
Sistema operacional | Windows 10 Pro 22H2 64bits |
CrystalDisk Mark
Para começar a bateria de testes, passamos o Lexar E6P no CrystalDisk Mark. Conhecido de longa data daqueles que procuram testes rápidos e efetivos, ele traz boas informações sobre a velocidade dos HDs quanto testados em velocidade.
No teste padronizado, vimos que o Lexar E6P entregou desempenho próximo do prometido como pico pela marca. Como pode ser visto nos prints abaixo, tivemos com o Lexar E6P uma velocidade de 991,4 MB/s na leitura e 969,6 MB/s na escrita, ou seja, bem próximo dos 1050 MB/s e 1000 MB/s prometidos pela fabricante, no modelo com 1TB testado por aqui.
3DMark Storage Benchmark
Esse é um teste que não faz muito sentido em si por focar no armazenamento para jogos mas optamos por incluir também para conseguir mais detalhes sobre o desempenho em pontuação (que é o que importa aqui quando se fala de benchmark).
Nesse teste, executamos por aqui o 3DMark Storage Benchmark considerando o Lexar E6P como armazenamento e tivemos como resultado uma pontuação de 1.162 com uma média de pouco mais de 185 MB/s na média em largura de banda, além de entregar mais de 655 MB/s numa potencial transferência de jogo.
ATTO Disk Benchmark
Por fim, temos a execução do ATTO Disk Benchmark, aplicativo que é interessante para mostrar como é o desempenho do SSD em testes com arquivos dos mais variados tamanhos, o que ajuda a ver a velocidade de escrita e leitura a depender da demanda.
Como pode ser visto nos prints abaixo, o pico de velocidade foi de 924,60 MB/s para escrita e de 945,96 MB/s na leitura, ou seja, abaixo do citado pela marca como limite mas ainda assim, bons resultados no geral.
Usando o Lexar E6P em smartphones
Um ponto digno de nota aqui é que, graças a entrega de um cabo com entrada USB-C nas duas pontas, podemos utilizar o Lexar E6P também em smartphones e tablets com Android ou iOS/iPad OS.
Para começar, tirei a prova em um iPhone 15 plugando o HD externo através da USB-C do aparelho e o reconhecimento pelo aplicativo “Files” foi imediato, exibindo todo o armazenamento sem a necessidade de formatação específica, como pode ser visto nos prints abaixo.
Infelizmente, a função de gravar vídeos utilizando o HD externo como armazenamento é uma exclusividade da sublinha “Pro”, não tendo sido possível testar pela ausência de um aparelho disponível por aqui mas muito possivelmente, será possível fazê-lo tendo em vista que o iOS consegue reconhecer o armazenamento e a velocidade desse acessório é compatível com a necessária para fazer os arquivos de gravação.
Já no Androd, o meu teste foi utilizando um Samsung Galaxy Z Fold5 e tal qual o visto no iPhone 15, tivemos o reconhecimento sem complicações no aparelho da sul-coreana dentro do aplicativo nativo de arquivos.
Como pode também ser visto nos prints abaixo, o Gerenciador de Arquivos ainda permite a formatação do HD caso seja desejado mas não é necessário para utilização inicial.
Com isso temos que, se o aparelho suporta a utilização de armazenamento externo para backup ou outras funções, muito possivelmente será possível utilizar o Lexar E6P sem grandes traumas ou dificuldades.
Lexar DataShield
Não menos importante, vale a pena a gente abordar aqui o software entregue junto com o Lexar E6P: o aplicativo Lexar DataShield.
Como o próprio nome entrega, o Lexar DataShield é um cofre dentro do HD externo com criptografia AES256 que não requer qualquer instalação prévia, ou seja, ele roda nativamente dentro do próprio Lexar E6P.
A única coisa que será necessário fazer é aceitar os termos de uso propostos pela Lexar e depois, configurar uma senha forte com ao menos 6 dígitos incluindo letras, números e símbolos.
Feitas as configurações iniciais, você passa a receber definitivamente apenas a tela de login que exige a senha configurada anteriormente para assim, ter acesso ao cofre criptografado, ideal para arquivos sensíveis e que não devem estar disponíveis facilmente como certificados digitais, contratos e documentos sigilosos.
Por fim, vale aqui trazer registros e informações do Lexar DataShield aberto e logado. No geral, temos um app enxuto e objetivo que aposta na visualização em campos onde se pode observar uma área de “arquivos protegidos” no topo, sendo acompanhado abaixo dos drives do Windows disponíveis e uma visualização dos armazenamentos citados quando acessado. Não menos importante, também é possível visualizar o botão “lock” na parte superior direita que permite fazer o logout seguro do app, garantindo assim que seus arquivos privados não sejam acessados sem a senha.
Em “Tool” (sim, o app é apenas em inglês), é possível ter acesso à funções vinculadas ao cofre como a alteração de senha, o backup e retauração de arquivos, a formatação e o backup de locais.
Essa última opção permite que você escolha uma pasta do seu PC para realizar o backup automatizado diretamente no cofre, sendo possível definir quantas cópias você pretende manter salvas (o inicial sugerido pelo app é de 5 vezes) e qual pasta prefere (são oferecidas apenas as pastas “”My Documents” e “Meus “My AppData”.
Com isso, temos entregue um app de segurança que agrada por ser simples, eficaz e bem organizado, garantindo assim uns pontos extras de proteção para quem pretende carregar ele pra cima e pra baixo com arquivos sensíveis ou sigilosos.
Vale a pena?
Disponível oficialmente no Brasil, o Lexar E6P vale bastante a pena para quem deseja um HD externo com excelente portabilidade, velocidades de escrita e leitura decente, cofre para arquivos importantes e resistência reforçada.
Também é um excelente diferencial no Lexar E6P vermos que ele chega entregando um kit completo que não obriga o usuário a fazer gambiarra tendo que recorrer a adaptadores ou compra de acessórios extras, algo que é bem comum no segmento.
Graças a essa “boa vontade” da marca, é possível usar de forma descomplicada e efetiva o Lexar E6P no PC, notebook, smartphone e/ou tablet sem grandes sacrifícios, sejam eles com Windows, macOS, Android, iOS ou iPadOS.
Onde comprar?
Disponível para compra atualmente na Pichau, o HD externo Lexar E6P pode ser adquirido hoje no Brasil oficialmente por R$ 749,99 à vista no Pix ou então, por R$ 882,34 com possibilidade de parcelamento em até 12x sem juros.