Com a gradativa ampliação na disponibilidade de redes 5G ao redor do mundo, a necessidade de termos mais dispositivos capazes de se vincular a essas redes, o que explica a gradativa ampliação de smartphones de fabricantes como a Xiaomi, Samsung, ASUS, realme e mais.
Subindo essa aposta e aumentando o escopo para as redes 5G, a MediaTek confirmou oficialmente nessa semana que está unindo forças com a Intel, HP e China Telecom para impulsionar o desenvolvimento da próxima geração de computadores com suporte ao 5G, favorecendo assim o trabalho sem cabos que se mostrou importante com a pandemia de coronavírus (COVID-19).
A participação em especial da operadora chinesa não é por acaso: o país conta atualmente com a maior participação de usuários ativos na rede 5G no mundo, sendo estimado um total de 280 milhões de usuários de telefones com a rede mais moderna embarcada, o que representa 80% do mercado mundial.
A ideia por traz da parceria é que cada uma das empresas foque na sua área de conhecimento, o que resume a ver a HP concentrando esforços no desenvolvimento de notebooks conectados ao 5G, a Intel com o fornecimento da parte de processamento e a MediaTek, com a solução de modem 5G, beneficiando-se do conhecimento prévio obtido no desenvolvimento com as tecnologias SA e NR CA (graças a produtos como o MediaTek M80, lançado em fevereiro).
Para fechar, a China Mobile vai ser a responsável por embarcar os serviços para acessar a rede no mercado chinês, permitindo aos seus usuários a utilização desses dispositivos para trabalhar, se divertir e aprender nesses novos dispositivos.
Um ponto interessante em toda essa movimentação é ver que a união vista no ano passado apenas com a Intel e MediaTek está começando a ganhar mais corpo e forma, colocando na mesa uma possibilidade robusta de concorrente a altura para tentar enfrentar a Qualcomm nesse mercado.
Por enquanto, não existem informações quando a ampliação dessa parceria a nível global mas considerando que 3 das 4 empresas operam em todo mundo, é de se esperar que em algum momento no futuro, essa união traga frutos em outros mercados, incluindo o Brasileiro.
Fonte: MediaTek