Depois de ter apresentado internacionalmente, a operação brasileira da Motorola confirmou hoje a chegada oficial do Motorola Edge 40 ao país, sendo ele o primeiro da nova geração principal a chegar no país.
Classificado como intermediário premium, o novo Motorola Edge 40 chega com evoluções quando comparado com o Edge 30 (de 2022), o que inclui a adição de uma tela curva e certificação IP68.
Por dentro, a principal mudança fica por conta da utilização do MediaTek Dimensity 8020 combinado com 8GB de RAM e 256GB de armazenamento, além de evoluir na oferta de uma bateria maior: são 4400 mAh com suporte aos mesmos 68W e compatibilidade com carregamento sem fio de 15W.
Por fora, o que vemos é uma tela pOLED Full HD+ de 6,55+ com taxa de atualização de 144Hz, suporte ao HDR10+ e um furo centralizado para a câmera selfie. Já na traseira a aposta é em um acabamento no chamado “vegan leather”, além de um frame em alumínio.
Outra mudança relevante também no Edge 40 foram as câmeras do projeto: enquanto na frente seguimos com 32MP f/2.45, na traseira temos a inclusão de um sensor principal de 50MP e uma secundária de 13MP que cumpre função tripla, ou seja, serve pra ultrawide, macro e profundidade.
Quanto ao sistema operacional, temos o alinhamento já conhecido: é oferecido dentro da caixa o Android 13 com a interface My UX (que mantêm a pegada mais limpa do Google) e promessa de atualização para 2 flavours e 3 anos de patch de segurança, ou seja, ele deve ser atualizado com patches de segurança até 2026 com envios bimestrais.
Câmera é o foco do lançamento
Inegavelmente, o principal destaque para a marca no anúncio do Motorola Edge 40 é o foco nas câmeras e em funcionalidades embarcadas, que prometem ao menos em teoria trazer uma experiência no mínimo interessante para fotos.
O primeiro destaque fica por conta da câmera principal embarcada: um sensor de 50MP com abertura de f/1.4, o que é considerada a maior abertura para o mercado de smartphones na atualidade, garantindo assim maior passagem de luz.
Não menos importante, ele traz um sensor de detecção de luz ambiente para maior velocidade de processamento e abertura da câmera abaixo do flash LED e foco no pixel, prometendo um resultado 32x maior quando comparado com o foco padrão.
Além disso, o Motorola Edge 40 traz estabilização óptica integrada que permite gravação com visualização em tempo real e sem latência durante a captura e modo bokeh cinematográfico para desfoque durante a captura de vídeos, sendo nesse caso limitada a captura em 720p.
Outro destaque ainda no vídeo é o modo captura dupla (ou modo vlog), que permite a captura simultânea com a câmera frontal e traseira e desabilitação inteligente da captura quando você não está falando.
Finalmente, IP68!
Um dos pedidos recorrentes quando se fala de Motorola é a certificação IP68 e, segundo a marca, isso é uma feature que estará presente na linha Edge 40 como um todo, incluindo o Motorola Edge 40, apresentado hoje.
Com isso, a marca entrega finalmente um intermediário premium com certificação que dá resistência contra a entrada de poeira e água, desde que seguidos os padrões para a certificação que inclui proteção apenas para água doce e limitação de tempo de 30 minutos.
Vale como sempre lembrar que a certificação IP68 é apenas uma proteção a mais que não garante proteção garantida, sendo essa garantia a mais apenas uma proteção extra para acidentes como pegar uma chuva mais forte com ele no bolso, cair acidentalmente em água e mais.
Especificações técnicas
- CPU: MediaTek Dimensity 8020
- RAM/ROM: 8/256GB
- Tela: pOLED Full HD+ de 6,55″
- Câmera frontal: 32MP
- Câmera traseira: 50MP + 13MP
- Bateria: 4400 mAh
- Carregamento rápido de 68W
- Carregamento sem fio de 15W
- Sistema operacional: Android 13
Preço e disponibilidade
Já disponível para compra no site oficial da marca e em parceiros, o Motorola Edge 40 chega nas cores Nebula Green, Eclipse Black ou Viva Magenta com preço sugerido de R$ 3.999.