A Motorola anunciou oficialmente hoje no Brasil a chegada do Moto Secure, funcionalidade atrelada ao Android 13 que foi revelado internacionalmente e que busca entregar novas opções de segurança integradas ao sistema operacional.
Em linhas gerais, o Moto Secure é um hub de opções que organiza a bagunça criada pelo Google (que vive espalhando opções nas configurações), adicionando outras que foram implementadas pela marca para seus aparelhos.
Entre as novidades que valem citação, temos a opção de Pasta Segura, Proteção de rede, Proteção de tela de bloqueio, PIN embaralhado e dashbord de privacidade, o que detalhamos abaixo, com prints entregues pela marca.
Pasta segura
protege dados pessoais e aplicativos sensíveis em uma pasta que só pode ser acessada por senha. A pasta também tem um modo disfarce, em que o usuário pode trocar ícones e escolher um nome, para ter ainda mais privacidade. A pasta segura é recomendada para guardar aplicativos de bancos e de compras, carteiras digitais e e-mails.
Proteção de rede
com essa funcionalidade habilitada, o Moto Secure pode notificar o nível de segurança da rede acessada pelo usuário, além de permitir que o consumidor bloqueie determinados apps de se conectarem automaticamente a algumas redes, para evitar casos de spoofing.
Proteção da tela de bloqueio
permite que o usuário bloqueie o acesso rápido a funções de rede e segurança na tela de bloqueio do aparelho. Essa função evita, por exemplo, que terceiros peguem um smartphone Motorola e desabilitem a conexão à internet, desliguem ou coloquem o celular em modo avião, para evitar que o dono localize o dispositivo.
PIN embaralhado
Inspirada nos caixas eletrônicos de bancos, essa funcionalidade troca a disposição dos números na tela de desbloqueio do aparelho para evitar que terceiros deduzam sua senha pelo padrão de digitação do usuário.
Dashboard de privacidade
Disponibiliza as configurações de acesso de cada aplicativo no aparelho e permite que o usuário gerencie todas essas permissões.
Quem terá o Moto Secure?
Já disponível para os lançamentos de hoje da Motorola (Moto G53 5G e Moto G73 5G), o Moto Secure também é encontrado no Lenovo ThinkPhone by Motorola e chegará a outros aparelhos da marca que forem atualizados para o Android 13 ou superior em algum momento do futuro.