Não é novidade nenhuma que faz parte do contrato de venda firmado entre Nokia e Micro$oft a obrigação contratual de que a parte não comprada não se envolva com a produção de hardwares nos próximos 10 anos.
No entanto, pelo visto, a Microsoft deixou um pequeno buraco no acordo que pode ser um bom inicio para que a marca não caia no esquecimento de pelo menos boa parte dos fãs da líder do mercado de telefonia da década de 90.
A Nokia já havia confirmado que focaria em três pilares principais na busca de se reerguer:
Nokia Solutions and Networks – conhecida como Nokia Siemens em alguns países, fornece serviços de conectividade para operadores, ao redor do mundo;
Here – que focaria em dispositivos “vestíveis” e carros apresentando soluções de software para localização e;
Novas Tecnologias – esse setor se envolverá como parceira no desenvolvimento de sensores de baixo consumo energético, bem como interação inteligente entre dispositivos e investimentos em novas tecnologias para utilização comercial.
O que ninguém nunca imaginaria é que a Nokia tiraria da cartola o Z Launcher, um launcher muito bem desenhado e que passou a ser disponibilizado em versão beta em site próprio.
Segundo a Nokia, o Z Launcher está otimizado para os principais aparelhos do mercado, Nexus 5, Galaxy S5, S4, S3, Moto X, HTC One e Xperia Z1. Ao que tudo indica (ainda não testei, pô!) o launcher está disponível apenas em inglês (a principio).
Para fazer o download, é necessário entrar no site, logar com a conta do G+ e fazer o download do apk.
Abaixo, alguns prints (que na verdade foram extraídos do site, ou seja, não foram feitos no meu dispositivo e não foi kibado, ok? rs).
Se você ficou interessado em experimentar o launcher, corre porque ao que tudo indica, o download é por tempo limitado. Para acessar o site, clique aqui.
Fontes: Marcelo Rosário, no Grupo Android Brasil no Facebook e Faixamobi