Perdi meu celular! Eis algo que nunca paramos para pensar (ou pelo menos, pouco pensamos). Mas, e aí? O que fazer se isso acontecer?
Como sabemos que nem sempre nos preparamos para esse momento tão emocionante, resolvemos tentar dar algumas dicas do que fazer em caso de perda/roubo do tão amado smartphone, que hoje, carrega a vida, literalmente.
- Use senha: Apesar de parecer bobeira, o fato de bloquear o celular com senha pode evitar o acesso a alguns dados importantes do aparelho como e-mails trocados (especialmente, se o aparelho for usado de forma profissional), agenda telefônica e de compromisso, acesso à redes sociais pelo seu usuário (e ai, vamos de Facebook a Whatsapp) e etc.
- Configure o back-up automático: Um belo quebra-galhos no que tange a ter tudo salvo e pronto para repor quando for configurar um novo aparelho, a sincronização ajuda não só a ter agenda de contatos e outras configurações de volta rapidamente, como ter sempre salvos seus principais registros fotográficos salvos na rede. De maneira geral, os serviços oferecidos pelos sistemas suportam de maneira satisfatória (GMail, no caso do Android, Outlook, no caso do Windows Phone e o iCloud, no caso do iPhone).
- Configure o “controle remoto” do seu aparelho: A grande maioria das fabricantes e desenvolvedoras de sistema possuem sistemas próprios de rastreamento de aparelhos, bem como controle total, que permite até que você limpe o aparelho, restaurando as configurações originais do aparelho.
- Tenha sempre o IMEI anotado em local seguro: O IMEI é a identificação do aparelho na rede de telefonia. Ter esse número guardado pode lhe ajudar a, ao menos, inutilizar o aparelho. Ele vem na etiqueta colada na caixa, atrás do aparelho e também visível a partir do comando *#06# no discador do aparelho. De posse desse número, é só ligar para a operadora e comunicar o roubo do mesmo e bloqueio na rede. Pronto, virou tijolo com suporte a chip que não liga.
- Avise seus amigos e familiares: Muitas vezes, pessoas mal intencionadas podem se aproveitar das informações que estão em seu aparelho para tentar, de alguma forma, se dar bem. Uma das formas mais comuns é a do sequestro falso, aproveitando-se de contatos (especialmente aqueles que ainda teimam em colocar na agenda “mãe”, “pai”, “amor” e coisas do gênero como nome de contato).
- Configure seu whatsapp em outro aparelho: A pouco tempo, testemunhei um caso bizarro na qual a pessoa perdeu o aparelho e passou a usar o outro numero que ele tinha como whatsapp principal. O mais bizarro aconteceu: A pessoa que achou o celular continuou usando o aparelho sem restaurar as configurações e reconfigurar o whatsapp. Com isso, o pai de família se deparou com o aviso de que “uma novinha” estava em sua foto do whatsapp, bem como alguns amigos reclamaram de ter sido ofendidas pelo aplicativo, no numero dele.
Principais Serviços de localização de aparelhos (padrões de sistemas)
Google Device (Android): https://www.google.com/android/devicemanager
iCloud: https://www.apple.com/br/icloud/find-my-iphone.html
Windows Phone: https://www.windowsphone.com/pt-br/my/find?signin=true
Direito de imagem: Casas Bahia