Não é novidade que nos últimos meses, a CD PROJEKT RED anda passando por momentos de turbulência, graças ao lançamento insatisfatório do jogo Cyberpunk 2077, o que impos à empresa perdas financeiras, processos e mais.
No entanto, parece que o buraco nunca é fundo o suficiente e hoje, a desenvolvedora polonesa confirmou oficialmente que sofreu um ataque em seus servidores, o que deu acesso ao hacker a informações disponíveis no servidor, sendo posteriormente criptografado.
Ainda segundo a desenvolvedora, a restauração dos dados já foi iniciada, utilizando como base o sistema de backups existente, recusando-se a negociar com o responsável pela invasão em questão.
Outra informação publicada pela CD PROJEKT RED foi o “read_me_unlock”, arquivo deixado pelo responsável pela invasão que revela um pouco mais sobre o que pode ter sido vazado e quais são as exigências e ameaças do hacker.
Nela são citados dados relacionados ao Cyberpunk 2077, Witcher 3, GWENT e uma versão ainda não lançada do Witcher 3, além de documentos relacionados à contabilidade, administração, jurídico, recursos humanos, de investidores e mais.
A mensagem termina com um prazo de 48h para negociações com o responsável pela invasão, sendo prometido o vazamento desses dados online e para veículos de imprensa no mercado gamer, algo que poderia piorar ainda mais a imagem da empresa.
No pronunciamento oficial, a CD PROJEKT RED ainda confirma que o incidente ainda está sendo investigado mas ao menos por enquanto, é afirmado que a invasão não teve acesso à dados pessoais de jogadores e usuários dos sistemas da empresa.
Para fechar, a empresa confirma que já iniciou os protocolos para mitigar os riscos relacionados ao vazamento das informações em questão, além de ter comunicado às autoridades responsáveis e também, de entrar em contato com terceiros impactados pelo vazamento (provavelmente funcionários e acionistas).
Possivelmente, em breve tenhamos mais informações a respeito do vazamento em questão e consequentemente, dos impactos que isso proporcionará à CD PROJEKT RED e seus usuários.
Fonte: CD PROJEKT RED (redes sociais)