Graças ao crescimento da internet e os avanços tecnológicos, a troca de informações tem sido cada dia mais rápida. Isso nós permite ter conhecimento do que está acontecendo no mundo no mesmo instante, tudo isso na palma da mão.
Na nossa rotina isso tem se tornado tão normal que faz parecer óbvio. Acordar, abrir o Facebook, ler uma matéria interessante, comentar compartilhar. Nós nem percebemos o quanto de informação tem sido despejada sobre nós em apenas uma manhã.
Rotina pesada
Neste início de agosto muitos estão se despedindo de suas ferias e voltando para suas atividades na escola ou faculdade, inclusive eu. Este fim de férias me fez perceber o quanto que eu não curti, não descansei, parece até que não houve férias em minha universidade.
Ao olhar para trás percebi que ficar conectado nas redes sociais, assistir vídeos no YouTube, comentar, compartilhar, ler praticamente tudo ao mesmo cansa. E isso não é fácil de se perceber, pois colocamos em nossa cabeça que no nosso tempo livre devemos aproveitar e, muitas vezes, esse aproveitar se resume a passar raiva ou encarar desafios cognitivos que nos fazem passar o dia inteiro em reflexão.
Hoje, depois de um dia estressante e cansativo em pleno fim de férias, percebi o quão importante é fazer Absolutamente nada. Nem ler um folheto. O desgaste mental parece ser tão consumidor quanto o físico e, se não percebermos isso, ficaremos cada dia mais perdidos em um mar de informação sem saber o que fazer.
Ainda não consegui encontrar uma luz no fim do túnel para resolver esse dilema mas achei interessante compartilhar com vocês para juntos encontrarmos caminhos para resolver esse impasse.
E aí, você também tem essa sensação sobre a tecnologia? Conta pra gente nos comentários!