“Criei grupo no Whatsapp, deixe seu número…”

Apesar de ser uma ótima ferramenta para a interação e troca de conhecimento, sair divulgando o próprio número para entrar em grupos do Whatsapp tem seus riscos. Confira!

Se você utiliza o Facebook e já entrou em alguma comunidade, deve ter dado de cara com tópicos falando sobre grupos criados no Whatsapp para trocar informações e conversar sobre os mesmos temas já discutidos justamente onde se tenta conseguir seguidores. Desde sempre achei pura carência de quem cria, é algo inútil, tendo em vista que o Facebook permite (apesar de mal e porcamente) organizar mais, visualizar o que você realmente deseja e não fazer com que seu celular tenha ataque epilético a cada 3 segundos por mensagens recebidas, 24h por dia.

Porém, algo que tenho reparado nos últimos meses é que cada vez mais, a quantidade de posts assim tem crescido e os usuários, de maneira geral, não percebem que estão na verdade, se colocando em condição de risco.

Quem nunca teve um parente ou amigo vitima do falso sequestro, usado por alguns presidiários pra tentar, no susto, pegar alguns desavisados? Eu mesmo fui, quando um amigo perdeu o celular a alguns anos atrás.

A brincadeira fica, no entanto, um pouco mais divertida para o golpista quando você divulga seu telefone abertamente nas comunidades. Porque? Fácil! Ele pega o número que você acabou de colocar e pode ir no seu perfil para verificar se está aberto e qual o nível de suas informações. Se o perfil estiver público, bingo! Ele vai ter tudo que precisa.

Em dois testes feitos com pessoas aleatórias, foi possível verificar nomes de conjugues, se possui carro (e seu respectivo modelo), colégios a qual estudaram, emprego atual, se possuem filhos (e inclusive, se são pequenos, via álbum de fotos), time que torce entre outros muitos exemplos que podem servir de munição numa ligação dessas.

Claro, isso não quer dizer que quem criou o post tenha esta intenção mas publicar seu número para todos verem permite com que qualquer membro veja e faça um verdadeiro pente fino na sua vida, antes de fazer qualquer coisa.

Portanto, fica a dica: Não divulgue publicamente seu número de telefone (a não ser que o faça por motivos profissionais) e verifique até onde pessoas que não conhece podem saber sobre você. Isso pode evitar dor de cabeça futura a você e aos seus parentes e amigos.

Total
0
Shares
Previous Post

Xiaomi lança versão 4G do Redmi Note

Next Post
BoltInRio

#BoltinRio: evento Mano a Mano cria hashtag em referência à Usain Bolt

Related Posts