A Samsung anunciou na semana passada, a linha Galaxy A, uma nova linha voltada para o publico que curte selfie sem perder a elegância e a discrição, seguindo os padrões já iniciados na linha Alpha, lançada no ano passado. São, basicamente, três modelos nesta linha: A3, A5 e A7. Mas, apesar de compartilharem praticamente da mesma nomenclatura e design, algumas coisas mudam embaixo do caput e requerem a atenção do usuário na hora de comprar.
Em todos eles, o que se destaca é o seu design em metal, acabamento de excelente qualidade e sua espessura (todos com menos de 7mm mas não todos com a mesma).
Suas semelhanças são a câmera frontal (de 5MP), o suporte a dual chip 4G nano SIM (desde que você renuncie ao uso de um MicroSD, pois uma das portas é hibrida, ou seja, ou um, ou outro), NFC, rádio FM, 16GB de memória interna e entrada pra MicroSD de até 64GB (lembrando: desde que você abra mão de usar ele como dual chip).
Todos eles possuem a versão 4.4.4 Kitkat instalada e segundo a Samsung, já em testes para Lollipop (uma ressalva: é de se entender que ele tenha sido lançado no 4.4.4, tendo em vista que no seu anúncio lá fora, o Lollipop ainda estava em testes).
Algo que vale ressaltar é que a linha Galaxy A também entra na promoção que a Samsung tem em parceria com o Google, oferecendo gratuitamente 6 meses de assinatura do Play Music (a partir de 16/02/2015) e uma assinatura de 2 anos de 50GB do Dropbox.
Já as diferenças são de tela (tamanho, resolução e número de pixels), processador, memória RAM, dimensões e peso, câmera traseira, WiFi (o A7 tem um chip um pouco mais atualizado, dando assim mais opções) e as bandas de 4G suportadas.
Experiencia voltada para Selfie
Segundo a Samsung, a linha Galaxy A foi desenvolvida baseada acima se tudo, no feedback dos consumidores e em uma ampla pesquisa feita em todo o Brasil, buscando entender o que exatamente busca o brasileiro.
Para isso, a empresa de consultoria e pesquisa Antennas (a piadinha do Ibope foi jogada pela janela neste momento) foi contratada e alguns pontos interessantes foram observados.
Além da já conhecida selfie (e ai entra desde o uso da câmera frontal pra registro de fotos individuais como os clássicos em frente ao espelho, foi observado que o movimento selfie evoluiu para wefie (deixou de ser individual para ser coletivo. Sai o Eu e entra o Nós).
Que diferença isso faz? Bom, algumas e que refletem nos lançamentos daqui pra frente.
O primeiro de todos diz respeito ao tão conhecido monopod (ou, se preferir, pau de selfie ou GoPobre). Eles passaram a existir por causa, acima de tudo, da dificuldade em se enquadrar todo mundo numa foto tirada com a câmera frontal, devido ao baixo angulo dela. Pra isso, a Samsung subiu o aparelho para 85 graus (com foto única) ou até 106 graus, graças a já bem-vinda panorâmica frontal. Ou seja, a câmera frontal já começa com 15 graus a mais em comparação a de um aparelho que não tenha sido trabalhado nesse sentido (ser para selfie).
Segundo, que o selfie se tornou um fenômeno pessoal, social e momentâneo que atinge todas as classes sociais e regiões de nosso pequeno continente chamado Brasil (Pelo amor de Deus, nada de wefie com câmera VGA, OK?!?). Segundo a pesquisa, mais de 90% dos entrevistados já fizeram ou fazem uso da selfie/wefie, sendo que em torno de 50% tiram selfie pelo menos uma vez na semana (porram!), seja pra registrar uma maquiagem feita inspirada no Patati ou para juntar a galera e fazer a sua própria versão da foto do Oscar (que foi com um Galaxy Note, vale lembrar).
Com isso, pode ser que tenhamos o prematuro falecimento do pau de selfie (ladrões piram na tristeza) ou que tenhamos daqui pra frente um selfie substituindo a foto antes do jogo de futebol, com direito aos dois times e arbitragem… Brincadeiras a parte, a melhor notícia é que as fotos poderão ser muito mais inesperadas do que são hoje (afinal, quem leva um pau de selfie pra cima e pra baixo?).
Boas notícias também pra Valesca Popozuda, que terá mais facilidade pra fazer a belfie dela, se um dia desejar (os marmanjos piram).
Em breve, teremos aqui no site, o unboxing e o review do Galaxy A3, que nos foi cedido na coletiva de lançamento aqui no Rio de Janeiro.
Com informações da Samsung Brasil