Conhecida de longa data dos brasileiros, a Tramontina apresentou no final do ano passado ao mercado a sua primeira aposta para o mundo conectado, o cooktop inteligente Guru.

Com conceito completamente fora do que vemos atualmente, a premissa principal desse novo produto é ser quase um professor virtual disponível na bancada da casa, orientando passo-a-passo todo o preparo, de forma simples e objetiva.

Mas, será que realmente é tudo isso mesmo? Para isso, a marca realizou no dia de hoje (21) uma sessão em uma de suas lojas no Rio de Janeiro com participação do chef de cozinha Elzio Callefi, considerado o pai do projeto e lá fomos para conferir.

Evolução da tecnologia como desafio

Para começar, acho que vale a pena ressaltar um pouco do que foi dito no evento e como esse projeto é visto como importante dentro da marca.

Segundo Felipe Lazzari, diretor da Tramontina, o projeto surgiu pela percepção do conselho de administração de que a marca deveria dar um passo a frente e entrar em um mercado até então não explorado: o de produtos conectados.

Há 5, 6 anos trás o conselho de administração da nossa empresa reuniu os executivos e lançou um desafio: a gente queria que vocês desenvolvessem um aparelho que estivesse mais conectado. Que estivesse pronto para o que teremos pela frente.

Esse movimento, segundo o próprio Lazzari foi considerado um grande desafio por fugir completamente no que a empresa domina afinal, o processo é muito mais desafiador por passar por áreas não trabalhadas pela Tramontina, inaugurando assim uma nova fase para a marca.

É possível aprender com uma cooktop?

Inegavelmente, o conceito por trás do Tramontina Guru é no mínimo curioso: ele se conecta a um app instalado no seu smartphone (seja ele Android ou iOS) e a partir daí, te ajuda a cozinhar sem grandes mistérios.

Esteticamente agradável, o app oferece um caminhão de filtros que incluem a quantidade de porções (até 8), possibilidade de filtrar por categorias e ingredientes para evitar, tempo de preparo, dificuldade, quantidade de calorias e, não menos importante, as panelas que você dispõe para preparo.

Sim, o Tramontina Guru tem uma linha de panelas que se resumem a duas caçarolas, duas frigideiras e uma espagueteira, dentre as quais duas são já entregues no kit original: a frigideira Monaco (que é antiaderente) e a caçarola Brava, de 20cm, além de um conjunto de medidores e uma régua.

Tramontina Guru - Kit
Tramontina Guru traz kit completo para permitir início imediato de uso

Inclusive, segundo o chef Callefi, trazer apenas o cooktop na caixa não faria sentido e equivale a dar um brinquedo sem pilhas para uma criança. Com o kit inicial no entanto, o usuário já pode “começar a brincar” em sua cozinha.

Não menos importante, apesar de possuir uma linha de panelas, o cooktop funciona com outras compatíveis com indução sem aço disponíveis no mercado mas não é possível se beneficiar das skills de orientação por ele não estar parametrizado para elas.

Sim, parametrizado porque tudo que acontece no preparo foi simulado por dezenas de vezes (cada receita é feita em média 40 vezes antes de entrar no app) e isso demanda precisão e garantia que tudo dará certo.

Botões touch e tela presentes na parte frontal do cooktop Tramontina Guru

Superado o kit, falemos francamente: o conceito criado pela Tramontina surpreende pela implementação e simplicidade. O app age em geral como um copiloto e ajuda o usuário a “não fazer besteira” com um passo-a-passo didático (incluindo vídeo de cada ação) e medição ativa através da balança também integrada.

Um exemplo bem interessante exibido na apresentação realizada no Rio de Janeiro foi medição de bebida como parte do preparo, sendo posto mais que o exigido na receita, algo que imediatamente fez o app exibir um alerta de excesso para que o usuário opte por corrigir a medida ou então, continuar do jeito que está, sob pena de a receita não ficar como o planejado.

Medalhão de Mignon com Molho Poivre: carne e molho com textura no ponto certo

No evento, foram preparados 3 pratos, dentre os quais dois foram tocados por convidados e incrivelmente, todos ficaram como esperado mostrando assim que dá pra começar a aprender com o Tramontina Guru sem grandes traumas.

Voltagens diferentes e cuidado para não explodir

Ao contrário de alguns eletrônicos vendidos, o cooktop Tramontina Guru não é bivolt, sendo oferecido em opções com 127V ou 220V, o que obviamente exige atenção extra na hora da compra.

No entanto, houve cuidado por parte da fabricante na proteção contra tomadas de potências diferentes, sendo exibido um alerta de voltagem incorreta no visor, impossibilitando seu uso sem queimar como outros dispositivos que guardam o mesmo padrão.

Em tempo: apesar do alerta, algumas funções são disponibilizadas mesmo em tomadas incompatíveis, não funcionando em teoria apenas o aquecimento de panelas mas permitindo, por exemplo, a pesagem de ingredientes.

Preço e disponibilidade

Disponível no site oficial da marca e também na Fast Shop, o cooktop Tramontina Guru tem preço sugerido de R$ 2.099 para pagamentos parcelados ou R$ 1.994 para aqueles que pagam à vista.