Primeiro de tudo, é preciso entender quem é a Trocafy. Anunciada em 2022 como um dos braços da Allied, empresa que está no mercado desde 2001 e é especialista na distribuição de marcas como a Microsoft, Samsung, Motorola e mais, a Trocafy chegou com o foco de vender aparelhos recondicionados obtidos de parceiras, dando destino a aparelhos que são devolvidos por consumidores.
Superado esse pequeno resumo da empresa, vamos ao que importa: as peculiaridades sobre os produtos vendidos por elas e quais os detalhes que vocês precisam saber antes de comprar um aparelho da Trocafy.
Para começar, temos uma pequena peculiaridade quando falamos da origem dos aparelhos. Enquanto a Trocafone aposta na compra direta de aparelhos com usuários, a Trocafy se baseia em parceria com outras empresas, com principal destaque para o programa “iPhone para Sempre” do Itaú. Sabe aqueles aparelhos que são devolvidos no final do contrato para pegar uma nova geração? Pois é, são recondicionados e vendidos pela Trocafy.
Apesar da origem diferenciada, os procedimentos prometidos pela empresa são basicamente os mesmos dos de sua concorrência, sendo o aparelho validado para estar em perfeitas condições de uso para entrega ao seu novo dono.
Segundo a Trocafy, esse procedimento é baseado em um sistema de validação dos próprios fabricantes que verificam se algum componente dentro dos aparelhos precisa ser substituído. Se isso acontece, o dispositivo é aberto e a peça substituída por peças originais.
Vale lembrar que aqui temos um bom ponto positivo: enquanto a Trocafone promete apenas a troca por peças “certificadas”, a Trocafy promete originais.
Além disso, segundo a empresa, o usuário é informado caso o aparelho tenha sido aberto, algo que se realmente acontecer, dá um pouco mais de segurança para saber se o aparelho teve sua proteção invalidada por abertura.
E quem faz a abertura e verificação? Bom, tudo é feito pela equipe da própria empresa, mas, segundo eles, os técnicos são treinados e autorizados pelos fabricantes.
E como vem o aparelho?
Bom, aqui é o momento que a gente precisa falar sobre as classificações do aparelho. No caso da Trocafy, são três possíveis categorias padronizadas pela loja: Estou Zerado, Sou Como Novo e Tenho Minhas Marcas de Uso.
A primeira opção, chamada “estou zerado” é a mais nobre dentre as três e segundo a empresa, compreende aparelhos novos ou reembalados, normalmente com menos de sete dias de uso. Nesse caso, além do aparelho são entregues os acessórios originais e bateria em 100% da capacidade.
Abaixo, temos a categoria “Sou como novo” que compreende em específico aparelhos que foram revisados, com tela em perfeito estado e podem conter riscos na carcaça.
Por fim, temos a categoria “Tenho minhas marcas de uso” que também são revisados e podem ter marcas de uso na tela e/ou carcaça.
Tanto na categoria “Sou como novo” e na “Tenho minhas marcas de uso“, os aparelhos são vendidos sem acessórios e saúde da bateria de, pelo menos, 80% de sua capacidade original.
Com isso, é importante pensar em comprar por fora um carregador e cabo caso opte por apostar em uma das duas opções “mais baratas”.
Resolveu comprar com eles? Então é importante falarmos da garantia e entrega do aparelho.
Assim que você compra, a Trocafy emite uma nota fiscal e envia para sua casa o aparelho na modalidade escolhida. Entregue o aparelho, o comprador tem um prazo de 10 dias corridos, superando assim os 7 dias exigidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) para desistir da compra.
Ficou com o aparelho? Garantia de 3 meses a contar da compra diretamente com a Trocafy, além de garantia residual com a fabricante caso o aparelho ainda tenha algum período. Considerando que a origem do aparelho é de planos atrelados a contratos anuais, eu não apostaria nessa garantia extra, salvo caso do aparelho ser na modalidade “Sou como novo”.
Abaixo, você confere o unboxing de um iPhone 12 mini que comprei com a Trocafy para ver como é a qualidade dos aparelhos e como ele é entregue para o consumidor.