Bancos do Brasil não estão entre os 50 mais seguros do mundo

Bancos do Brasil não estão entre os 50 mais seguros do mundo

Para Alexsandro Leite, diretor-jurídico da Stla Brasil, a ausência de brasileiros na lista das instituições mais seguras decorre de motivos operacionais, regulatórios, e de crédito

A versão on-line da revista Global Finance divulgou sua lista anual com os 50 bancos mais seguros do mundo em 2021, e nenhum deles é brasileiro. O banco alemão KfW conquistou o primeiro lugar no ranking pela quarta vez consecutiva, sendo seguido por três instituições alemãs, uma holandesa e uma suíça. O Chile é o único país da América do Sul que aparece no ranking, com duas instituições: o Banco Estado (42º) e o Banco de Chile (46º).

Na Ásia, três bancos de Cingapura foram selecionados entre os 15 primeiros. A região ainda foi representada por dois bancos chineses, um taiwanês e um japonês, que também ficaram entre os 25 primeiros.

Na América do Norte, sete bancos canadenses conquistaram um lugar na lista. Com a 29ª posição, o Bank of New York Mellon Corp foi a organização mais bem colocada dos EUA, que foi representado por quatro bancos agrícolas, como mostra uma publicação da Exame. 

Além dos 50 bancos mais seguros do mundo, o relatório inclui: 50 bancos comerciais mais seguros do planeta; bancos mais seguros por país e território; 50 bancos mais seguros em mercados emergentes; instituições financeiras islâmicas mais seguras no GCC (Conselho de Cooperação do Golfo), e os bancos mais seguros por região (África, Ásia, Australásia, Europa Central e Oriental, América Latina, Oriente Médio, América do Norte e Europa Ocidental).

“Como se sabe, para estar nessa lista, cada banco precisa ser avaliado pelas três maiores agências de avaliação de risco do mundo, a Fitch Ratings, a Moody’s, e a Standard & Poor”, afirma Alexsandro Leite, diretor-jurídico da Stla Brasil, escritório de operações nacionais e internacionais.

Ausência na lista chama a atenção para o Risco Brasil

Para Leite, a ausência de instituições brasileiras na lista dos 50 bancos mais seguros do mundo é uma mensagem para o mercado nacional e internacional do “Risco Brasil”: “Essa avaliação é um sinal de que o nosso ambiente de negócios possui fraquezas bancárias estruturais e que a probabilidade de inadimplência é alta”. 

Com efeito, a inadimplência bateu um novo recorde e atingiu 67,9 milhões de brasileiros em agosto, de acordo com a Serasa, e o segmento de bancos e cartões foi apontado como o responsável pela maioria das dívidas, 28,8% do total. Apenas entre julho e agosto, 300 mil novos brasileiros ficaram inadimplentes, uma alta de 0,5%. Trata-se do maior número de endividados desde o início da análise, em 2016.  

Na avaliação do diretor-jurídico da Stla Brasil, a ausência de bancos brasileiros na lista das instituições mais seguras decorre de uma série de motivos, alguns operacionais, outros regulatórios, e mais alguns de crédito. No entanto, “o maior motivo para nenhum banco brasileiro estar na lista da Global Finance é o alto número de reclamações de clientes que nossos bancos recebem”. 

Em julho, o BC (Banco Central) divulgou um ranking com os 15 bancos que mais tiveram reclamações de clientes durante o primeiro trimestre de 2022. São eles: C6 Bank, BTG Pactual/ Banco Pan, Inter, BMG, Santander, Bradesco, Mercado Crédito, Original, PagBank- PagSeguro, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Votorantim, Nubank e Midway.

Entre as principais queixas, os brasileiros citaram irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo e legitimidade de operações e serviços relacionados a cartões e aplicativos de internet banking.

Ademais, os consumidores citaram problemas com a oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado, reclamaram de golpes e transações não reconhecidas por titulares das contas, além de problemas relacionados ao Pix, às centrais de atendimento e com o recebimento de cobranças indevidas, conforme publicação do jornal O Tempo. 

Diante disso, prossegue Leite, se os brasileiros possuem tantas reclamações contra as instituições bancárias do país, isso significa que a clientela internacional terá tantas, ou até mais, reclamações pelos mesmos motivos dos bancos brasileiros. “E nenhum banco brasileiro foi aprovado nesse critério, o que deixou as instituições fora da lista”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.stla.com.br/

Total
0
Shares
Previous Post
BGA Brazil Game Awards

Brazil Game Awards 2022: lista de indicados é revelada com Stray, Elden Ring e God of War Ragnarök em 4 categorias

Next Post

Wemade inicia Teste Beta Fechado global para MMORPG ‘MIR M’ em 8 de dezembro

Related Posts
Casais aderem ao PIX como presente de casamento

Casais aderem ao PIX como presente de casamento

Sete de cada dez dizem que vão incluir o PIX no casamento. Pesquisa mostra que metade dos casais aceitam o valor que o convidado se sente confortável em dar. Código QR no convite, na mesa dos convidados, no sapato da noiva e no site do casamento estão entre as maneiras sutis encontradas para pedir dinheiro aos convidados.
Read More

AWS lança segunda região de infraestrutura na Índia

A segunda região da AWS na Índia oferece aos clientes mais opções para executar volumes de trabalho com maior resiliência e disponibilidade, armazenar dados de forma segura na Índia e atender aos usuários finais com latência ainda menorEstima-se que a nova região AWS Ásia-Pacífico (Hyderabad) irá proporcionar uma média anual de mais de 48.000 empregos em tempo integral, por meio de um investimento planejado de mais de US$ 4,4 bilhões de dólares (aproximadamente INR 36.300 crores) na Índia até 2030Centenas de milhares de clientes na Índia, incluindo Acko General Insurance, Axis Bank, Clevertap, Digital India Corporation (MeitY), Dr. Reddy’s Laboratories, Government of Telangana, HDFC Bank, Jupiter, Lendingkart, National Skill Development Corporation, PhysicsWallah, e Tata Elxsi estão inovando na AWS
Read More