VANIA Fogo Cruzado IA Inteligência Artificial

Fogo Cruzado lança IA para dados de violência armada

Conheça a VANIA, a nova inteligência artificial do Instituto Fogo Cruzado que facilita o acesso a dados sobre tiroteios no Brasil

O Instituto Fogo Cruzado lançou, nesta terça-feira (09), a VANIA (Violência Armada em Números + IA), uma nova ferramenta de inteligência artificial que permite o acesso simplificado ao seu banco de dados sobre violência armada.

Por meio de uma plataforma de chat, pesquisadores, jornalistas, ativistas e gestores públicos podem fazer perguntas diretas em linguagem comum e obter informações detalhadas sobre tiroteios e violência armada em diversas regiões do Brasil.

O sistema foi desenvolvido com o apoio do programa Journalism AI e do Google News Initiative e pode ser acessado publicamente.

Como a VANIA funciona

A VANIA utiliza um modelo de linguagem avançado (LLM) para interpretar as perguntas dos usuários e buscar as respostas diretamente no banco de dados do Fogo Cruzado, que acumula informações sobre mais de 63 mil tiroteios mapeados em 57 municípios brasileiros ao longo de nove anos.

A tecnologia foi treinada para compreender desde questões simples, como “quantos tiroteios ocorreram no Rio de Janeiro ontem?”, até consultas complexas que exigem a comparação de dados, como o número de adolescentes baleados durante operações policiais em diferentes períodos.

A proposta é democratizar o acesso à informação qualificada sobre segurança pública, eliminando a necessidade de conhecimento técnico para interagir com a base de dados, como era exigido anteriormente para o uso da API (Interface de Programação de Aplicações) da organização.

Segundo Marianna Araujo, diretora de comunicação e inovação do Instituto Fogo Cruzado, um dos principais desafios do trabalho da instituição é garantir que os dados cheguem ao seu público-alvo. A inteligência artificial, neste contexto, surge como uma ponte para entregar as informações com mais agilidade e simplicidade.

“Um dos grandes desafios do nosso trabalho é fazer os dados chegarem no seu público. A população que precisa saber dele para se informar, o jornalista que pode encontrar muitas pautas no banco, o pesquisador e o gestor público. A inteligência artificial permite que isso seja feito com agilidade e de maneira mais simples, sem as exigências técnicas da API, por exemplo. Mais do que uma inovação tecnológica, esta iniciativa democratiza o conhecimento para qualificar o debate público sobre segurança pública”

Marianna Araujo, diretora de comunicação e inovação do Instituto Fogo Cruzado.

Os dados disponíveis na plataforma

O banco de dados do Instituto Fogo Cruzado é uma das fontes de informação sobre violência armada na América Latina. A plataforma reúne mais de 50 indicadores, incluindo dados sobre vítimas de balas perdidas — um indicador exclusivo do Fogo Cruzado —, agentes de segurança, crianças, adolescentes e idosos baleados. Além do perfil das vítimas, a base de dados contém informações sobre a localização, a circunstância e a motivação dos disparos.

As informações abrangem as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belém. De acordo com os levantamentos do instituto, 25% dos mais de 63 mil tiroteios registrados ocorreram durante ações ou operações policiais. Nessas ocorrências, 14.302 pessoas foram baleadas e 891 foram vítimas de balas perdidas. Com a VANIA, a consulta a esses e outros cruzamentos de dados torna-se uma tarefa mais acessível, potencializando o uso das informações para pautas jornalísticas, pesquisas acadêmicas e formulação de políticas públicas.

O papel do Instituto Fogo Cruzado

O Fogo Cruzado é uma organização que emprega tecnologia para a produção e divulgação de dados abertos e colaborativos sobre violência armada. A metodologia da instituição permite a coleta de informações sobre tiroteios em tempo real, verificadas por sua equipe, por meio de um aplicativo para celulares. Os dados podem ser acessados gratuitamente pela API do instituto ou por meio de relatórios mensais.

A criação de ferramentas como a VANIA reforça o objetivo da organização de fortalecer o debate democrático com base em informações qualificadas, visando a transformação social e a preservação da vida. A simplificação do acesso aos dados permite que um número maior de pessoas possa compreender a dimensão da violência armada e utilizar as informações para cobrar ações mais eficazes do poder público e da sociedade civil.

A plataforma VANIA já está disponível para acesso no endereço vaniabr.ai.

Fonte: Fogo Cruzado

Total
0
Shares
Previous Post
Duas imagens aéreas de aspiradores de pó robôs redondos KaBuM! Smart 550, idênticos em design, mas com cores diferentes. O aspirador à esquerda é branco e o da direita é preto. Ambos possuem um painel de controle simples no topo e a marca "KaBuM! SMART" impressa. Eles estão lado a lado, sobre um piso de madeira clara.

KaBuM! Smart 550: novo robô aspirador chega com mais potência

Next Post
Apple iPhone 17

Apple lança iPhone 17 com chip A18, 256GB e câmera de 48 MP; veja os preços

Related Posts