Com a mudança recente nas regras do Auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal em meio à pandemia de coronavírus (COVID-19), boa parte dos usuários se viu obrigada a utilizar o aplicativo Caixa Tem como forma de acesso ao seu benefício, algo que obviamente é longe do ideal.
Entre os problemas que podemos considerar como rotinas no caso do aplicativo bancário-governamental, temos a injustificada obrigatoriedade conviver com uma fila virtual (inovação que provavelmente visa tornar a experiência mais próxima de ir numa agência presencial) e a dificultação de transferências para contas de outros bancos.
Na contramão disso, o Mercado Pago começou a oferecer recentemente a possibilidade de transferir o saldo total ou parcialmente para a carteira virtual deles, livrando o usuário dessa experiência cagada maravilhosa da Caixa.
Um ponto interessante no caso do Mercado Pago é que, além de poder pagar contas e realizar recargas em celulares, o serviço também suporta o pagamento em lojas parceiras (incluindo físicas drogarias, petshops, lanchonetes e mais), bem como no próprio Mercado Livre.
Além disso, o aplicativo também fornece a possibilidade de você transferir para outra conta bancária, com promessa de processamento na hora ou em até 1 dia, a depender da opção escolhida. Aqui vale a observação… à depender da opção, tarifas podem ser cobradas e são informadas diretamente na tela do app. Portanto, atenção redobrada.
Chega de papo e vamos ao passo-a-passo!
Dentro do Caixa Tem
O primeiro passo necessário é gerar o cartão de débito virtual para cadastrar no Mercado Pago e isso infelizmente só pode ser feito dentro do próprio aplicativo Caixa Tem.
Para isso, você deve acessar sua conta e já na tela inicial, clicar em “Cartão de Débito Virtual”. Feito isso, ele gerará um número que pode ser copiado através do ícone do lado do código de 16 dígitos. Adicionalmente, você deverá ter à mão as demais informações oferecidas no final da tela: nome, validade e código de segurança.
Uma dica: não deixe para gerar o cartão e fazer depois o procedimento pois caso demore, o código de segurança pode ser cancelado e você terá que fazer tudo de novo.
Dentro do Mercado Pago
Depois de gerar o seu cartão virtual no aplicativo Caixa Tem, agora é a hora de fazermos o passo-a-passo dentro do Mercado Pago.
Na tela inicial do aplicativo, clique em “Adicionar dinheiro”, localizado no topo da tela inicial e selecione a opção “Cartão Virtual CAIXA”. Ao fazer isso, o aplicativo lhe exibirá uma tela com as informações relacionadas à operação, explicando o que poderá ser feito e a rentabilidade do app. Clique em “Continuar”.
Agora é a hora de começarmos realmente o procedimento. Na tela que surgirá, forneça o valor que você deseja acrescentar à carteira virtual do Mercado Pago. Vale observar aqui que você pode colocar qualquer valor inteiro (ou seja, sem centavos), não sendo obrigado à incluir o valor integral do benefício. Quer colocar R$ 1? Pode! Preencheu, só clicar em “Continuar”.
Nessa próxima tela, você verá no topo o nome da sua conta e o valor que você colocou na etapa anterior. Verifique se está tudo certo e em caso positivo, preencha abaixo os dados do cartão de débito virtual gerado no Caixa TEM e clique em continuar.
E aí, esse tutorial te ajudou a transferir o seu saldo para o Mercado Pago? Conta pra gente nos comentários!