Após alguns meses de espera, a chinesa Blackview anunciou oficialmente a disponibilidade o Blackview HERO 10, dando o seu primeiro passo no mercado de dobráveis e cravando o pé no status de “mais barato” do segmento.

Podendo ser considerado um dispositivo intermediário, o Blackview HERO 10 abre mão da conectividade 5G e chega com a plataforma MediaTek Helio G99 combinado com 12GB de RAM LPDDR4X e armazenamento UFS 2.2 de 256GB, além de uma bateria de 4000 mAh com suporte a carregamento rápido de 45W, o que o coloca como um aparelho decente para o uso de dia a dia e até, alguns jogos.

Assim como outros concorrentes no mercado, o Blackview HERO 10 também traz a função de RAM virtual, sendo possível triplicar o total disponível. Pulando dos nativos 12GB oficiais para até 36GB, desde que você tope comprometer seu armazenamento em 24GB para dedicar a função de ajudar no desempenho.

Visualmente, o aparelho até que não decepciona: é possível perceber que sua parte externa aposta em uma tela redonda OLED de 1,19″ com proporção de 390×390 acompanhado de duas câmeras e flash LED em um frame que combina um lado quadrado e outro, arredondado. Já na parte interna, é possível encontrar um display AMOLED 2.5K de 6,9″.

Entre as características destacadas pela marca para o design, temos a citação de frame em alumínio com “grau aeroespacial” combinado com acabamento em vegan leather, dando assim uma cara mais premium ao aparelho.

Imagem destaca características de design do Blackview HERO 10. O aparelho usado pela marca é na cor rosa e mostra recortes específicos de partes do aparelho, acompanhado de duas imagens que incluem uma mão feminina com unhas pintadas de lilás com um aparelho flutuando sobre ela semi-aberto e uma outra com uma mulher de saia cinza, camisa cinza e bolsa prateada com alça formato corrente tirando o aparelho da bolsa

Aprofundando as telas, a marca confirmou que o Blackview HERO 10 oferece no display interno uma taxa de amostragem de toque de 240Hz, pico de brilho de 1300 nits e PWM dimming de até 1920Hz, além de contar com certificação TÜV SÜD para baixa emissão de luz azul e gama de cores P3.

Quanto a diminuta tela externa, o diferencial dela é trazer funcionalidades extras que incluem interações com aplicativos do aparelho como a exibição de mensagens, visualização e resposta de chamadas, alarmes, app de saúde, previsão do tempo, controle de música e, não menos importante, a capacidade de utilizar como visualizador para usar a câmera principal para selfies.

Para além das funcionalidades, a promessa da marca é de boa personalização, sendo entregue uma boa quantidade de mostradores e wallpapers para o relógio.

Fechando a ronda de configurações: o combo de câmeras consiste em um sensor para selfie de 32MP na parte interna/frontal e, na traseira/externa, temos um sensor principal Samsung ISOCELL HM6 de 108MP acompanhado de uma ultrawide de 8MP com ângulo de visão de 120º.

Por sinal, vale registrar aqui: nas imagens de divulgação do Blackview HERO 10 é destacada a utilização do algoritmo ArcSoft 9.0 que promete resultados fotográficos 18% melhores, Smart ISO (incluindo Pro) e vídeos em 2K com modo embelezamento.

Dobradiça promete ser resistente

Obviamente, quando falamos de um smartphone dobrável, bate sempre a preocupação com a durabilidade do equipamento devido ao constante movimento de abre/fecha para interação.

Nesse sentido, a marca fez questão de destacar que o Blackview HERO 10 foi desenvolvido para ser resistente, trazendo dobradiça em formato de gota que promete capacidade dobrar sem problemas por 250 mil vezes, ao menos.

Além disso, a promessa é que essa dobradiça permita deixar o aparelho em posições intermediárias com angulações entre 30º e 150º e de fechar o máximo possível sem tanto impacto na tela.

Sistema customizado e atualizações prometidas

Um ponto que vale destaque aqui é sobre o que a interface proprietária da marca e o sistema embarcado.

Segundo os detalhes revelados na página do produto no Aliexpress, o Blackview HERO 10 chega embarcando a DokeOS 4.0 baseada no Android 13, com promessa de atualização para o Android 14 ainda em 2024 e garantia ̶s̶o̶y̶ ̶y̶o̶!̶ de updates por 3 anos, não ficando claro se isso limita-se aos patches de segurança (mais provável) ou se a marca pretende entregar o Android 15 e posteriores.

Quanto as funcionalidades, o DokeOS chega com implementações que podem chamar a atenção de alguns usuários como a disponibilidade do chamado Dynamic Live View (sim, a ilha dinâmica com nome diferente), suporte a uso de conta dupla, modo trabalho para dividir a vida em perfil pessoal e profissional, app para acompanhamento de saúde, janela flutuante inteligente, capacidade de divisão da tela com dois apps e boas opções de personalização.

Não menos importante, a promessa da Blackview no DokeOS 2.0 é entregar mais desempenho com a utilização do chamado Atomized Memory 2.0 que promete otimizar o consumo da RAM pelos apps de 5 a 9%, o modo Focus Computing 2.0 para definir se deseja mais desempenho ou economia de bateria e a utilização do sistema de arquivos F2FS, que promete início de apps de 25% a 300% mais rápido.

Especificações técnicas

Blackview HERO 10
  • CPU: MediaTek Helio G99
  • RAM/ROM: 12/256GB
  • Telas:
    • Interna: AMOLED 2,5K de 6.9″
    • Externa: OLED de 1,19″
  • Câmera frontal: 32MP
  • Câmera traseira:
    • Principal: 108MP
    • Ultrawide: 8MP
  • Bateria: 4000 mAh
    • Carregamento rápido de 45W
  • Sistema operacional: DokeOS 4.0 (Android 13)

Preço e disponibilidade

Blackview HERO 10

Já encontrado no AliExpress, o Blackview HERO 10 será disponibilizado a partir do dia 20 de maio nas cores Sakura Purple (lilás) ou Eclipse Black (preto), sendo esperado o preço oficial de €399, ou seja, algo em torno dos R$ 2.213, desconsiderando valores extras como impostos e taxas.

Por enquanto, a loja exibe apenas um preço fictício para permitir a montagem do perfil na loja, sendo esperada a atualização no momento do início das vendas.

Categorias vinculadas:

Android, GOOGLE, NOTÍCIAS, Smartphones e tablets,

Última atualização: 01/05/2024

Tags: