#DiadoConsumidor, a farsa anunciada

Como esperado a versão brasileira da Black Friday, chamada de Dia do Consumidor, mostrou que nem em seu dia, o consumidor é respeitado

Aproveitando o sucesso conquistado com a Black Friday nos anos anteriores apesar da fama negativa adquirida (a data ficou conhecida como Black Fraude aqui no Brasil), o Buscapé resolveu liderar os principais varejistas do mercado para fazer a nossa versão tupiniquim, em data diferente da já conhecida americana, mais próxima do final do ano.

A escolha foi de colocar no mês de março, sempre próximo ao dia 15 (ou no próprio).

A espera foi grande e a data chegou, prometendo descontos arrasadores e preços de verdade.

Balela! O que foi visto mais uma vez foi o como o consumidor é tirado como otário, mesmo em seu dia.

Pego como exemplo o Walmart que superfaturou o já conhecido MotoX, que foi lançado por R$ 1.799 e tinha nesta data, o seu maior preço. Sim, TINHA pois o Walmart o alimentou com fermento e disse hoje que ele custa, em preço cheio, R$ 1.999 (o preço dele ontem era de R$ 1.499). Ele com desconto foi a 1.099 (preço acima do ofertado na Black Friday, por sinal).

Com isso, o aparelho passa dos reais 26,68% de desconto para os fantasiosos 45,02%, o que brilha muito aos olhos do consumidor desavisado, que se deixa levar pela má fé da gigante americana.

Não discuto o desconto que realmente ocorreu mas sim a maquiagem a qual ela passou, que induz ao erro e prejudica o mercado.

Eu entrei em contato com o Walmart via Facebook e a resposta soou como “Deixa disso”, o que importa é o preço final. Não Walmart, não importa! O brasileiro não merece ser feito de otário e com certeza, em seu país origem definitivamente você não faria isso.

O Bernardo Silva, do Android Place Blog tem acompanhado de perto as ofertas e denunciado muitas delas.

Um exemplo por ele citado em seu facebook foi o do Canal Shoptime, que teve postura semelhante ao do Walmart, inflando o preço inicial para tornar o percentual de desconto mais chamativo. O aparelho citado por ele foi o S3 mini, que se levasse o percentual prometido seria vendido por aproximadamente R$ 300,00 e não R$ 585,00 ofertados (sim, ele custava até ontem aproximadamente R$ 700 e não os absurdos R$ 1.199 ditos pela varejista).

E você? Tem algum absurdo para contar? Compartilhe essa matéria e avise seus amigos. Precisamos nos mobilizar e terminar com essa palhaçada que estão fazendo!

PS.: Mantenho-me a disposição de contato das assessorias de imprensa das lojas, caso desejem se retratar ou explicar o ocorrido: danjustino@darkfoxonline.com.

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