O phishing é uma das modalidades de golpe mais comuns na internet atualmente.
Essa prática é realizada por meio de links, downloads e acessos falsos: o usuário entrega “voluntariamente” suas informações pessoais, acreditando estar em uma página autêntica ou baixando um arquivo que contém vírus, contaminando seu dispositivo.
Quer entender como funciona o phishing e aprender a proteger-se deste golpe? Continue lendo!
Como o Phishing rouba suas Informações?
Enquanto navega pelas páginas da web, você com certeza já deve ter se deparado com aquelas mensagens chamativas, afirmando que você ganhou um prêmio e basta clicar para recebê-lo.
Saiba que esta é uma das estratégias mais utilizadas por pessoas mal intencionadas que desejam roubar informações dos usuários.
O phishing consiste em fornecer um link ou arquivo para download, que supostamente oferece algum tipo de benefício ou vantagem. Para conquistar o seu “prêmio”, os golpistas criam páginas falsas de cadastro onde você disponibiliza suas informações.
Confira nossas dicas do que fazer para proteger-se deste tipo de ação maliciosa:
Desconfie de Mensagens e Links Suspeitos
O phishing imita mensagens de empresas reais, como bancos e lojas. Tenha cuidado ao abrir mensagens contendo boletos ou outros arquivos que você não solicitou ou e-mails de ofertas de sites em que você não se cadastrou.
Sempre confira o endereço de e-mail do qual a mensagem foi enviada e se o link para direcionamento a outra página é de um site confiável, se há algum erro de digitação.
Pesquise por informações sobre a empresa que te enviou o e-mail em buscadores como o Google. Se o link contido na mensagem for diferente dos resultados principais no buscador, é possível que seja phishing.
Utilize Plugins Bloqueadores de Anúncios
Os plugins bloqueadores de anúncios são ótimos para evitar que você caia em golpes de phishing.
A ferramenta impede que sites não confiáveis abram pop-ups de anúncios sem a sua autorização. Assim, fazem com que você se certifique de não clicar em links maliciosos, mesmo sem querer.
Um dos plugins mais utilizados atualmente é o AdBlock.
Ative a Verificação em Duas Etapas
Esteja sempre atento ao fazer login em sites que solicitam suas informações de acesso às redes sociais e seu e-mail pessoal.
Para reforçar a segurança dos seus dados, você pode ativar a verificação em duas etapas para suas contas.
Aplicativos como o Facebook, Instagram, Gmail e Twitter contam com opção de confirmação de identidade toda vez que sua conta for acessada de um novo dispositivo.
Sempre que isso acontecer, você receberá um SMS no número de celular vinculado àquela conta ou um e-mail solicitando que confirme que você é o responsável pelo novo acesso.
Conte com a Proteção do Melhor Antivírus
Ter um antivírus ativo em seu computador ou outro dispositivo é uma ótima maneira de proteger-se do phishing e de outras táticas criminosas. Com o Bitdefender Total Security, você conta com a melhor proteção multidispositivos, verificações rápidas e pouco consumo de recursos do sistema.
Seguindo nossas dicas, fica muito mais fácil proteger seus dados na internet, não é mesmo?
Você conhece outras estratégias de defesa contra phishing? Compartilhe conosco nos comentários!
Imagens: Freepik
Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog EpicGeek