Na noite desta quarta-feira (02), a DL (parceira da marca no país) anunciou oficialmente a chegada do Xiaomi 14T ao Brasil, em movimento que alinha com as apresentações globais feitas no mês passado.
Em versão única, o Xiaomi 14T chega ao mercado nacional com a plataforma MediaTek Dimensity 8300 Ultra combinado com 12GB de RAM LPDDR5X e armazenamento UFS 4.0 de 512GB, além de uma bateria de 5000 mAh com suporte a carregamento rápido de 67W.
Esteticamente, o Xiaomi 14T combina uma tela AMOLED de 6,67″ com resolução de 1,5K, taxa de atualização de 144Hz e amostragem de toque de 480Hz, além de um furo centralizado para a câmera frontal e na traseira, um frame quadrado para as três câmeras e o flash LED.
Por falar em câmeras, o Xiaomi 14T busca se diferenciar no mercado apostando em câmeras otimizadas pela Leica, sendo o conjunto traseiro integrado por um sensor principal Sony IMX906 de 50MP f/1.7 combinado com uma ultrawide de 12MP f/2.2 com 120º de campo de visão e por fim, uma teleobjetiva também de 50MP f/1.9. Já na frontal, a aposta é em um sensor de 32MP f/2.0.
Esse conjunto, por sua vez, é trabalhada para entregar 4 distâncias focais ao todo, sendo a ultrawide com 15mm, a principal com 23mm e teleobjetiva com 50mm, podendo chegar aos 100mm no zoom de 4x.
O sistema operacional, como esperado, é a HyperOS baseada no Android 14 e que, segundo informações divulgadas no lançamento internacional, deve receber 5 anos de atualizações ao todo.
Inteligência Artificial em destaque no Xiaomi 14T
Obviamente, a Xiaomi não ficaria de fora na moda do momento, o uso de IA nos aparelhos para atrair usuários e o Xiaomi 14T não foge desse padrão de mercado.
Segundo a marca, ele tem implementações que abrangem aspectos de captura e edição de imagens como a filmagem com IA para a criação de vídeos curtos e cinematográficos, a edição de imagem com IA que utiliza modelos embarcados no aparelho para modificar as imagens e o modo retrato com IA que permite gerar um avatar de IA baseadas nas fotos do usuário.
Em sistema, a aposta é de integrações de soluções assinadas pelo Google e impulsionadas pelo Gemini, o que inclui a integração com apps de terceiros, entrada de foto, interações em contexto de tela, circule para pesquisar e interprete por IA.
Outra aposta da Xiaomi é de aplicativos de ferramentas para produtividade, sendo destacados o AI Notes (que promete melhorar a produtividade com eficiência), o gravador de IA e as legendas com IA
(que pode ser um bom aliado em reuniões on-line, webinars, transmissões ao vivo e outras necessidades de acessibilidade).
Trocando em miúdos, além de algumas funções que já conhecemos, também temos muita funcionalidade antiga reembalada com fita de cetim para dizer que é novidade, como o brilho automático da tela e mais.
Especificações técnicas
- CPU: MediaTek Dimensity 8300 Ultra
- RAM/ROM: 12/512GB
- Tela: AMOLED 1,5K de 6.67″, 144Hz
- Câmera frontal: 32MP f/2.0
- Câmera traseira:
- Principal: 50MP f/1.7, OIS
- Ultrawide: 12MP f/2.2, FOV 120º
- Teleobjetiva: 50MP f/1.9
- Bateria: 5000 mAh
- Carregamento rápido de 67W
- Sistema operacional: Android 14
Preço e disponibilidade
Disponível oficialmente no país através do site oficial da marca (link abaixo), o Xiaomi 14T pode ser adquirido nas cores Titan Black (preto) ou Titan Gray (cinza) pelo preço cheio sugerido de R$ 5.999, que pode ser parcelado em até 12x sem juros. Caso a compra seja feita com pagamento à vista, o valor desce 8%, sendo o preço final nesse caso de R$ 5.519.