Apresentado em maio durante evento realizado em Valência, o ASUS Zenfone 6 chamou a atenção ao apostar em novidades interessantes com principal destaque para a combinação de bom aproveitamento de tela, câmera flip, hardware avançado e uma generosa bateria de 5.000 mAh.
No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, o Zenfone 6 conta com uma infinidade de referências quando analisado com mais atenção e resolvemos trazer essa curiosidade para vocês, tendo sido originalmente publicado em nosso canal no YouTube (vídeo acima).
Vamos lá?
Frontal
Apesar de ser o aparelho com o melhor aproveitamento de tela visto desde então na marca, o ASUS Zenfone 6 segue a caminhada em busca da otimização na proporção corpo/tela iniciado no Zenfone 5.
A solução obvia para fazer isso acontecer foi abandonando completamente o conceito de notch, pulando os em formato de gota e passando diretamente para uma câmera frontal abrigada em mecanismo flip.
Traseira
Parte mais rica de referências, a traseira do ASUS Zenfone 6 abandona o visual flat que se tornou a identidade visual da linha a partir do Zenfone 3, voltando às raízes e colocando mais curvas para melhor ergonomia. Esse conceito foi usado nos primeiros aparelhos da empresa, o que inclui o Zenfone 5 e 6 (2014), passando pelo Zenfone 2 (2015) e se aproximando acima de tudo, com o Zenfone 3 Deluxe (de 2016).
Já a biometria quadrada remete a outro aparelho de terceira geração: o ASUS Zenfone 3 Zoom no entanto, um pouco mais estreito, deixando de ser quadradão.
Câmeras
Apesar de ser um aparelho com um mecanismo como nunca antes visto na linha, isso não impediu o módulo de câmeras de entregar algumas referências de linhas anteriores.
Esteticamente, os sensores são emoldurados como foi visto no Zenfone 3 Zoom (sim, ele de novo). Além disso, as lentes foram destacadas com o mesmo anel que por consequência, guarda parte da identidade de círculos concêntricos.
Outro ponto que percebemos é que o novo aparelho remete ao primeiro Zenfone Selfie, que contava com câmeras frontal e traseira na mesma resolução, algo que fez sucesso na época em que ele foi lançado. Um ponto curioso é que à época, a resolução de ambas as câmeras era de 13MP, coincidentemente, a mesma resolução disponível na câmera wide.
Gaveta tripla
Primeiro flagship da marca a entregar uma gaveta tripla, o ASUS Zenfone 6 não é o primeiro a se beneficiar desse conceito, dando as costas para o famigerado slot híbrido (onde se era obrigado a escolher entre um segundo chip ou um microSD).
No entanto, isso não é uma novidade na linha, tendo já sido visto em dispositivos mais simples da marca, sendo o último a ser visto por aqui com essa proposta o ASUS Zenfone Max Shot, lançado para brasileiros no começo desse ano.
Essa implementação só foi possível devido à solução de colocar a placa-mãe em duas camadas, ganhando assim maior espaço interno.
Bateria
Outra novidade para um flagship, a bateria de 5.000mAh é o maior reservatório já visto num aparelho topo de linha da marca (e também do mercado). No entanto, esse é um número mágico para a fabricante, já tendo colocado exatamente a mesma quantidade em aparelhos como o Zenfone 3 Zoom e Max Pro M1.
Bônus: Sistema Operacional/Interface
Um ponto que não citamos no nosso vídeo é a interface embarcada no novo aparelho, sendo abandonada a ZenUI altamente customizada e entregando um visual mais próximo do chamado “Android Puro”, algo que foi visto inicialmente na linha Zenfone Max (a partir do Max Pro M1).
E aí, você percebeu mais alguma coisa que não citamos? Conta pra gente nos comentários!