Quando o auxílio emergencial foi anunciado há pouco mais de um mês devido à pandemia de coronavírus (COVID-19), os usuários tiveram a oportunidade de cadastrar suas contas correntes para recebimento direto, agilizando assim o transito do dinheiro e utilização para compra de produtos e pagamento de contas.
No entanto, com a chegada da segunda parcela (que começou a ser depositada nesta semana), o governo optou por desabilitar essa possibilidade, obrigando todos os beneficiários a utilizar a conta digital da Caixa Econômica (via Caixa Tem) e de quebra, ter imposto a dificultação de transferências para outros bancos.
Pensando nisso, começamos a trazer aqui uma série de dicas que permitem aos que estão “perdidos” nesse momento a movimentar esse valor sem que seja necessário depender tanto do péssimo aplicativo Caixa Tem, explicando como migrar o saldo para outros locais, a começar pelo PicPay.
Seguindo nessa caminhada, agora é dada a hora de conferirmos como pode ser feita a transferência para o Banco Inter, um dos principais bancos digitais do mercado e que pode receber seu auxílio emergencial “na base do jeitinho”.
Como eu disse acima, o aplicativo Caixa Tem não está disponibilizando a transferência direta porém, a função de pagamentos segue operando e esse é o grande pulo do gato por aqui. Usar o sistema de boletos do Banco Inter e assim conseguir enviar o valor.
Vale lembrar que, por ser um depósito por boleto, a tendência é que o valor demore até 3 dias úteis para ser visualizado na conta. Se a sua necessidade exige algo mais rápido, sugiro que pense no PicPay, que falamos por aqui.
No Banco Inter
A primeira coisa que devemos fazer por aqui é gerar o boleto no Banco Inter, invertendo assim o fluxo de procedimentos vistos até então para o PicPay e Ame Digital, que exigia primeiro o acesso ao Caixa Tem.
Com isso, você deverá entrar no aplicativo do banco e acessar sua conta dentro do banco. Feito isso, clique na seta que fica abaixo da opção “Pagamentos” e depois em “Depósito por boleto”.
Forneça o valor que deseja transferir para a conta (aqui exemplificamos com o valor total do benefício) e depois em “Gerar Boleto”. Feito isso, o banco exibirá um resumo com as informações do boleto, incluindo o código de barras e data de emissão. Observe que no canto direito, temos o botão “copiar” para evitar erros de digitação. Use-o sem moderação.
Um ponto que é importante citar é: o tempo para o boleto ser reconhecido por bancos é de aproximadamente 15 minutos portanto, espere mais do que esse prazo para seguir para o Caixa Tem.
No Caixa Tem
Abra o aplicativo Caixa Tem e verifique se o seu auxílio já está disponível clicando em “Mostrar saldo”. Se tudo estiver certo, clique em “Realizar pagamento” e depois no botão “Digitar código de barras”.
Feito isso, o aplicativo exibirá um campo digitável no rodapé da tela, permitindo que você digite ou cole o código de barras. Feito isso, clique na seta de enviar, ao lado do campo em questão.
O próximo passo é selecionar a conta utilizada para pagamento. Se você só tem a conta Caixa Tem vinculada ao aplicativo, clique em “Continuar”. Com isso, o boleto será processado.
Não esqueça que, por ser um pagamento por boleto, o reconhecimento não é imediato, devendo aguardar mais uns três dias úteis para que o seu saldo seja atualizado no Banco Inter.
E aí, esse tutorial te ajudou a transferir o seu saldo ao auxílio emergencial? Conta pra gente nos comentários!