Desde meados de junho do ano passado, temos visto no mercado brasileiro a ampliação na presença de carros da chinesa BYD, estimulado em especial pelos modelos de entrada com a adição primeiro do “intermediário” Dolphin.
De lá pra cá, a quantidade de opções no catálogo evoluiu com direito ao surgimento no país do Dolphin Mini (chamado na China de Seagull) e de modelos maiores e mais completos como o King, Song Pro e Shark.
Graças a essa gradativa ampliação, a marca vem caindo no gosto do brasileiro que deseja sair do modelo tradicional a combustão (e que em geral, cobra caro e entrega pouco), fazendo com que a montadora ganhe destaque, espaço e bata recordes de venda.
Isso fica comprovado pelos índices confirmados pela marca: De janeiro a novembro, as vendas dispararam 290% em relação ao ano passado e a venda de 12.308 mil novos modelos apenas no último mês, assumindo pela primeira vez na 9ª colocação entre as marcas que mais emplacam veículos no Brasil e consolidando a sua liderança entre os veículos 100% elétricos.
Nesse movimento, a marca ganhou espaços importantes dentre os modelos mais vendidos com o destaque para o King (com 3.689 emplacamentos), acompanhado dos SUVs híbridos plug-in, com a família Song liderando todo o segmento com 24.143 unidades vendidas, sendo 17.280 BYD Song Plus DM-i e 6.863 do modelo Song Pro.
Obviamente, quem também segue impulsionando a chinesa no país é a linha de entrada (sim, os simpáticos golfinhos), sendo o BYD Dolphin Mini considerado o carro elétrico mais vendido do país com 20.757 novas unidades nas ruas e seguido de perto pela versão “maior”, BYD Dolphin, que emplacou 11.372.
“A BYD já se tornou a marca associada a eletrificação no Brasil. Conquistamos o consumidor e o mercado brasileiro. Os sucessivos recordes em vendas refletem o crescimento exponencial da empresa. Nós queremos ainda mais, queremos estar entre as 5 maiores montadoras do país já nos próximos anos”
Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD do Brasil.
Graças a essess números, a BYD conseguiu bater a marca de 70 mil carros vendidos apenas no ano de 2024, apenas 3 meses após ter confirmado a vend de 50 mil carros no país.
Atualmente, a BYD é responsável pela venda de 7 a cada 10 veículos elétricos e 1 a cada 4 híbridos comercializados no país e já confirmou em rodadas recentes a produção nacional de seus produtos a partir de 2025, incluindo o projeto de disponibilizar modelos híbridos flex, reforçando sua proposta sustentável.