A Leapmotor, fabricante chinesa de veículos eletrificados em parceria com a Stellantis, oficializou nesta quinta-feira (20) que o Polo Industrial de Goiana, em Pernambuco, será a base para sua produção nacional.
O anúncio foi realizado por Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul, durante a coletiva de imprensa no Salão do Automóvel.
Além da confirmação industrial, a marca revelou planos de expansão para Argentina, Equador e Colômbia, e apresentou novos modelos para avaliar a receptividade do público brasileiro, incluindo o inédito SUV de seis lugares C16 e uma nova variante do B10.
Produção local e estratégia de expansão
A escolha de Goiana (PE) como local de fabricação integra a estratégia da Leapmotor de consolidar sua presença no mercado sul-americano. Atualmente, o polo já é conhecido pela produção de veículos das marcas Jeep e Ram. A nacionalização visa aumentar a competitividade dos modelos da marca no cenário de eletrificação brasileiro.
Simultaneamente à industrialização, a empresa confirmou a exportação de seus veículos para novos mercados na região, ampliando sua atuação para além do Brasil e Chile, chegando em breve à Argentina, Colômbia e Equador.
Leapmotor C16: SUV de seis lugares em análise

O principal destaque no estande da marca é o C16, um SUV de seis lugares apresentado em duas motorizações: 100% elétrica (BEV) e Ultra-Híbrida (REEV). O modelo está exposto com o objetivo de mensurar o interesse do consumidor local.
O C16 diferencia-se pela configuração interna focada em conforto e tecnologia. As duas primeiras fileiras possuem assentos individuais com ajuste elétrico de inclinação. O veículo oferece mesas retráteis nas costas dos bancos dianteiros e um compartimento térmico de 8,1 litros entre os assentos da frente, capaz de aquecer ou refrigerar bebidas e alimentos.

Em termos de conectividade e entretenimento, o SUV dispõe de uma tela traseira de 15,6 polegadas e um sistema de som premium com 21 alto-falantes, suportando tecnologia Dolby Atmos. O controle das funções do veículo é centralizado na interface LeapOne de 14,6 polegadas, operada por inteligência artificial (Deepseek).
A segurança do modelo é reforçada por uma estrutura composta por 75% de aço de alta resistência e alumínio, além de airbags de cortina que cobrem as três fileiras. Recursos de assistência à condução incluem o Park Assist com memorização de vagas e o “modo sentinela”, que monitora o perímetro do veículo quando estacionado.
Na versão puramente elétrica, o motor entrega 299 cv de potência e 360 Nm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. A variante híbrida (REEV) promete autonomia combinada superior a 1.000 km no ciclo NEDC.
Novidades na linha B10 e C10

Além do C16, a Leapmotor exibe o B10 Design, um estudo de estilo baseado no SUV médio B10. A versão de produção do B10 já está confirmada para o mercado brasileiro, com pré-venda iniciada e entregas previstas para janeiro. Este modelo é posicionado como uma opção estratégica para o segmento de SUVs eletrificados de entrada da marca.
Já o SUV C10, atualmente disponível nas 36 concessionárias da marca no país, também marca presença no evento. O modelo é comercializado em versões elétrica e híbrida EREV (Range Extender).
Entendendo a tecnologia REEV (Ultra-Híbrido)
Uma das apostas técnicas da Leapmotor para o Brasil é a tecnologia REEV (Range Extended Electric Vehicle), presente nos modelos C10 e C16. Diferente de híbridos plug-in convencionais, onde o motor a combustão traciona as rodas em conjunto com o elétrico, no sistema REEV o motor térmico atua exclusivamente como um gerador.
Sua função é carregar a bateria enquanto o veículo está em movimento, eliminando a necessidade de paradas frequentes para recarga em viagens longas. Isso permite que o usuário utilize a tração elétrica 100% do tempo, mantendo o torque instantâneo e o silêncio a bordo, com a flexibilidade de abastecer com combustível líquido quando necessário.
Sobre a joint venture
A operação da Leapmotor no Brasil é fruto da joint venture Leapmotor International BV, formada em maio de 2024 após o investimento da Stellantis na fabricante chinesa em 2023. A empresa detém verticalização na produção de seus componentes, desenvolvendo internamente cerca de 70% das peças, incluindo sistemas de bateria e arquitetura eletrônica.
Fonte: Stellantis, Leapmotor






