Nikoderiko The Magical World

Nikoderiko The Magical World: Uma carta de amor aos games dos anos 90 | Análise/Review

Descubra por que Nikoderiko: The Magical World é uma nostálgica e divertida aventura de plataforma para toda família, com visual retrô e modo cooperativo imperdível

Com proposta de divertir apostando em jogabilidade e gráficos que remetem a classicos dos anos 1990, o que levou o desenvolvedor a classificar ele como uma “carta de amor aos Jump ‘n’ Runs dos anos 90”, o jogo “Nikoderiko: The Magical World” já está disponível para compra em todas as plataformas.

Como esse jogo chamou nossa atenção e gerou curiosidade pela proposta, resolvemos pegar uma chave para analisar e nestes próximos minutos, você confere minha opinião sobre o jogo, que tem tudo para ser um grande momento de entretenimento em casa.

Sobre o jogo

Trazendo dois personagens principais (Niko e Luna), o jogo Nikoderiko é um jogo de aventura que traz como foco de história o descobrimento de uma relíquia antiga em uma ilha mágica e seu posterior roubo pelo vilão do jogo: Grimbald.

A partir deste acontecimento, Niko e Luna percorrem sete mundos com ajuda de animais parceiros para salvar a ilha e suas tribos, derrotando o exército de Grimbald.

Mecânica agrada aliada a gráficos e trilha que encantam

O primeiro ponto que podemos abordar aqui quando falamos efetivamente do Nikoderiko (que por aqui, foi jogado no PS5) é o cuidado e atenção dados aos gráficos, jogabilidade e mecânica.

Os gráficos e mapas remetem a outros jogos que foram sucesso como a franquia Crash Bandicoot e até clássicos como o Super Mario Bros, que também é lembrado em alguns momentos quando se fala da mecânica desse título, além de trazer dinâmica ao não se limitar a uma exibição linear a apostando em mudanças de direção, ângulos e salas secretas.

Nikoderiko - The Magical World

Obviamente, essa aplicação de conceitos anteriores não é novidade ou segredo. A própria desenvolvedora considera o “Nikoderiko: The Magical World” como uma homenagem aos jogos Jump ‘n’ Runs que se destacaram durante a década de 1990, remontando clássicos e trazendo para os tempos atuais, algo que foi destacado nos comunicados de lançamento pelo diretor de criação, Dmitry Smirnov:

“Com a aventura de Niko agora disponível, estamos entusiasmados em compartilhar nossa paixão por jogos de plataforma clássicos com uma nova geração de jogadores. (…) Queríamos capturar a magia desses jogos icônicos, acrescentando nosso próprio toque, seja jogando como um mangusto destemido ou formando uma equipe com amigos no modo cooperativo. Foi um trabalho de amor e esperamos que ele desperte o mesmo entusiasmo que sentimos ao crescer com o gênero.”

Outro destaque fica pela presença de David Wise na trilha sonora, que fez parte de franquias como o Battletoads e Donkey Kong, além de ter colaborado em Super Smash Bros. Melee, trazendo em uma trilha que encaixa com o jogo e anima a jogatina.

Ah, não menos importante! O jogo é de simples entendimento e apresenta seus controles de forma natural e prática, ajudando no aprendizado durante a partida e fazendo com que a curva de aprendizado seja eficiente e agradável.

Nikoderiko é uma título para todos

É perceptível, ao jogar Nikoderiko, que um dos focos no desenvolvimento foi de trazer um título que é adequado para toda a família e felizmente, os desenvolvedores acertaram a mão nesse sentido.

O jogo diverte e entrega diálogos leves e bem-humorados, sem abrir mão de informar sobre a história por trás do jogo, o que acaba dando maior imersão no decorrer da jogatina.

Não menos importante, o jogo entrega diálogos exclusivamente em inglês mas sua localização para brasileiros garantiu legendas em português, não deixando na mão os que não dominam o idioma norte-americano.

PS: para quem quer treinar um pouco de inglês básico, esse aspecto é um bom diferencial, no final das contas.

Cooperativo é oportunidade para jogar com os pequenos

Um ponto que vale destaque por aqui é o fato de Nikoderiko ser um jogo que oferece modo cooperativo entre as opções de jogo disponível para dois jogadores.

Graças a isso, jogar o Nikoderiko com a criançada se torna uma grata diversão para dias em que se deseja apenas ligar a TV e passar o tempo com os pequenos.

No entanto, é digno de nota que assim como boa parte dos jogos cooperativos, ele exige atenção e boa sintonia entre os jogadores, sob pena de por vezes o check point ter de ser revisitado por causa da morte de alguém mas, ao menos, as vidas são infinitas.

Versão do Diretor é liberada

Um registro rápido que vale deixarmos aqui como observação: atualmente, o jogo “Nikoderiko: The Magical World” é oferecido em uma versão chamada Director’s Cut (ou Versão do Diretor, a depender da loja).

Essa versão foi liberada há aproximadamente um mês pela produtora do jogo sem aumentar o valor cobrado pelo título, o que significa dizer que não estamos falando aqui de uma DLC que custa mais caro pra entregar novas experiências (tô falando de você mesmo, Ubisoft).

O Nikoderiko: The Magical World — Director’s Cut traz novos níveis, melhorias em gráficos e de jogabilidade, bem como outras novidades que agradam aos olhos e aos ouvidos.

Veredito

Sem sombra de dúvidas, o Nikoderiko: The Magical World é um jogo que vale a pena desbravar e curtir, seja sozinho ou acompanhado.

O fato de termos um jogo com mecânica que já é conhecida, trilha sonora envolvente, gráficos que agradam aos olhos e história coerente e bem arrematada são destaques desse que é um dos jogos mais divertidos para adultos e crianças do ano passado e talvez, desse.

O único ponto negativo (se é que pode ser considerado assim) é a ausência de uma dublagem em português, o que ao menos foi contornado de forma razoável com legendas que são de fácil entendimento e corretamente ajustadas para o nosso idioma.

Já disponível para aquisição para Nintendo Switch, PlayStation 5, Xbox Series S|X e PC, o jogo Nikoderiko pode ser encontrado nas lojas oficiais com preços que giram entre R$ 92 (PC na GOG, Steam e Epic Games) e R$ 159 (PlayStation).

Total
0
Shares
Previous Post

OPPO anuncia linha Reno13 com recursos inovadores de IA

Next Post
Duas mulheres sorridentes, uma sentada em uma mesa de madeira e outra no banco, em frente a um fundo desfocado com ícones coloridos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o texto em português "Inscrições abertas Solve for Tomorrow Jovens em ação para o desenvolvimento sustentável".

Tecnologia para educação: Samsung Lança 12ª Edição do Solve for Tomorrow Brasil

Related Posts

[Review] Lenovo Vibe A7010

Lenovo resolve iniciar sua linha de smartphones aqui no Brasil pelo intermediário Vibe A7010. Seria ele uma boa alternativa aos que vemos hoje no mercado? Confira nossas considerações a respeito!
Read More