Nos últimos dias, temos visto o surgimento de informações relacionadas à suposta criação de um novo Orkut, que teria inclusive aplicativo disponível na Google Play Store e fornece a possibilidade de criar perfis aos mesmos moldes da falecida rede social.
Apesar do nome ser familiar, esse projeto não é algo oficialmente assinado pelo Google e inclusive, os desenvolvedores deixam essa informação bem clara ao se tentar acessar o site e na tela inicial do aplicativo, dizendo o seguinte:
O orkut.br não tem vínculo com o Google e não é o mesmo site que o orkut.com. Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014.
Obviamente, junto com a instalação do aplicativo, você acaba por ter de aceitar os termos e acessos pedidos pelo mesmo e nesse momento, você está conferindo a ele a possibilidade de acessar o armazenamento de seu smartphone, de visualizar fotos, vídeos e outros arquivos e de conversar com a internet, como pode ser visto abaixo:
Este app tem acesso a:
Fotos/mídia/arquivos
- modificar ou excluir o conteúdo do seu armazenamento USB
- leia o conteúdo do seu armazenamento USB
Armazenamento
- modificar ou excluir o conteúdo do seu armazenamento USB
- leia o conteúdo do seu armazenamento USB
Outros
acesso total à rede
Sim, sabemos que todos esses acessos são necessários para permitir com que um aplicativo de rede social esteja conectado com sua base e permita a você compartilhar fotos, vídeos e mais. No entanto, assim como este pode ser apenas um acesso com essa pretenção, não existe uma confirmação de que esse será o único uso dos dados fornecidos.
Kaspersky gritou ao ver o site
Um ponto que me chamou a atenção e que me estimulou a fazer essa publicação foi justamente porque, ao ver o debate de alguns usuários na “Manolos da Samçung”, resolvi pesquisar mais a respeito e o primeiro alerta que recebi foi do próprio Kaspersky bloqueando o site, como pode ser visto abaixo.
No mesmo alerta, o anti-vírus deixa bem claro que o bloqueio ocorreu justamente pelo risco de perda de dados através do banco de dados do site, o que já mostra que não é previdente o cadastramento.
Já na própria busca do Google, o mesmo Kaspersky também o classifica com a flag vermelha, dizendo que esse pode ser um site para phishing, ou seja, que visa “o roubo” de informações de quem acessa.
Obviamente, não estamos aqui dizendo que a ideia por trás do site em si seja o de roubar informações de seus usuários mas achamos válido avisar sobre o risco que supostamente pode haver no cadastramento, acesso e download do aplicativo, considerando os alertas do próprio Kaspersky (considerado um dos mais eficientes do mercado).
Além disso, o nome Orkut ao menos teoricamente é do Google e possivelmente, isso deve fazer com que esse seja tirado do ar em algum momento no futuro.