Galaxy K Zoom: vale a pena ter o celular com câmera retrátil da Samsung? Análise|Review

Confira nossas opiniões a respeito do Samsung Galaxy K Zoom, a câmera monstruosa com smartphone embutido… Ou seria um smartphone com uma câmera monstruosa embutido?

Confira nossas opiniões a respeito do Samsung Galaxy K Zoom, a câmera monstruosa com smartphone embutido… Ou seria um smartphone com uma câmera monstruosa embutido?

Um dos principais diferenciais do Samsung Galaxy K Zoom em comparação à outros smartphones presentes hoje no mercado é, inegavelmente, o fato de trazer embarcado uma câmera com zoom ótico, sendo a evolução do Galaxy S4 Zoom, primeiro aparelho da marca com foco em fotografias avançadas.

Curiosidade para a nomenclatura é que em alguns países ele é conhecido não como Galaxy K Zoom mas sim como Galaxy S5 Zoom, sendo mais coerente com a geração anterior.

Primeiras impressões

Ao contrário dos outros aparelhos vistos no mercado, o que sobra neste aparelho é corpo. Rechonchudo, ele é pesado (200g, aproximadamente) mas com boa pegada, devido à curvatura de sua tampa traseira. Traseira esta, por sinal, que trás um flash e obviamente, a câmera com meros 20.7 MP. A frente não se difere muito do que já estamos acostumados a ver nos aparelhos da sul-coreana Samsung: um botão home e dois capacitivos, a logo e uma tela, que é Super AMOLED HD de 4.8″.

Hardware

O Samsung Galaxy K Zoom trás embarcado um processador proprietário da Samsung, o Exynos 5260. Ele é um hexa-core que trabalha em esquema big.LITTLE na proporção 4×2, ou seja, um processador quad-core 1.3 GHz Cortex A7 e um dual-core 1.7 GHz Cortex A15. A GPU é uma Mali-T624 MP4 e a memória RAM é de 2GB.

Já o armazenamento… Ah, o armazenamento… Esse pode se considerar apenas uma vaga lembrança. Convenhamos que 8GB de armazenamento (antes de colocar o sistema) num cameraphone é no minimo uma aberração. Quando falamos em armazenamento pós instalação do sistema, o aparelho passa a contar com pouco menos de 5GB. Trocando em miúdos: Se for comprar ele, providencie também no mesmo pedido um cartão MicroSD.

Ah, só pra constar: MicroSD só até 64GB, ok?

Bateria

O Samsung Galaxy K Zoom trás uma bateria de 2.430 mAh removível que nos permitiu consumir aproximadamente 9h de vídeo ou jogar o Asphault 8 em resolução máxima por aproximadamente 4h. Lembrando que nossos testes são normalmente com a tela usando o brilho máximo, conectado à rede WiFi.

Com isso, podemos afirmar que a bateria tem um rendimento satisfatório

Desempenho

Como dito anteriormente, rodamos o Asphault 8 com os gráficos no máximo e não tivemos problema com relação à engasgos ou travamentos, o que é de se esperar pelo nível e hardware do aparelho (podemos assim dizer que isso é o mínimo, certo?).

No AnTuTu (para os que consideram ele importante), o Samsung Galaxy K Zoom tirou pouco mais de 37.000 pontos no teste gravado porém em certas situações, pontuou mais.

Telefonia

O Samsung Galaxy K Zoom trás suporte ao 4G nacional porém cabe ressaltar que o chip utilizado é o MicroSIM, ou seja, se você utiliza o NanoSIM precisará de um adaptador (ou comprar um novo) ou cortar, se tiver o cartão tradicional.

 

Sistema

Com o Android 4.4.2, o Samsung Galaxy K Zoom não tem confirmação para o Lollipop. Hardware tem mas se virá, são outros 500. Obviamente, o aparelho trás a já conhecida Touchwiz com o Flipboard integrado na lateral esquerda onde ficaria o Google Now em outras marcas e launchers.

Câmeras

Nesse ponto, obviamente, não temos o que reclamar. Para bem falar a verdade, arriscaríamos dizer que ela é uma das melhores do mercado, especialmente pelo zoom ótico, algo que a deixa à frente de boa parte dos seus concorrentes. A câmera frontal de 2MP também não deixa na mão e faz boas capturas.

Outro ponto a se valorizar é a existência do botão físico para captura de fotos. Obviamente, você me falará: Ah, mas hoje em dia, o botão de captura é inútil, tendo em vista que o Android permite utilizar o botão de volume para a mesma função. Sim, é verdade porém, neste aparelho, a vantagem está justamente em poder configurar o volume para aplicação do zoom na câmera traseira, que pode chegar a 10x, com o canhão se movimentando para tal.

Funções extras foram incorporadas ao aplicativo de câmera em comparação ao que vemos em outros aparelhos da marca. Encontramos a possibilidade de inclusão de assinatura, câmera futebol, photo suggest, estúdio de criação e afins.

Chamou a atenção negativamente o fato de não se entender muito bem com o flash.

20150422_093814

As imagens sem compressão podem ser vistas em nosso Flickr.

Veredicto

O Samsung Galaxy K Zoom é um ótimo smartphone pra quem busca um cameraphone sem abrir mão do sistema Android. Obviamente, contam contra o armazenamento e o peso, bem superior à outras opções no mercado.

Portanto, é importante ter em mente o que se busca: um aparelho com boa câmera, onde não se importa com o peso e o armazenamento quase nulo ou o exato oposto. Se você busca a primeira opção, muito provavelmente ficará satisfeito com ele. Se não, cogite outras opções.

Total
0
Shares
Previous Post
Ulefone frame metal como é feito

Ulefone demonstra processo de produção de seu frame em metal

Next Post

[Review] Lenovo Vibe A7010

Related Posts

[Review] Lenovo Vibe A7010

Lenovo resolve iniciar sua linha de smartphones aqui no Brasil pelo intermediário Vibe A7010. Seria ele uma boa alternativa aos que vemos hoje no mercado? Confira nossas considerações a respeito!
Read More