Quando o auxílio emergencial foi anunciado há pouco mais de um mês devido à pandemia de coronavírus (COVID-19), os usuários tiveram a oportunidade de cadastrar suas contas correntes para recebimento direto, agilizando assim o transito do dinheiro e utilização para compra de produtos e pagamento de contas.
No entanto, com a chegada da segunda parcela (que começou a ser depositada nesta semana), o governo optou por desabilitar essa possibilidade, obrigando todos os beneficiários a utilizar a conta digital da Caixa Econômica (via Caixa Tem) e de quebra, ter imposto a dificultação de transferências para outros bancos.
Pensando nisso, começamos a trazer aqui uma série de dicas que permitem aos que estão “perdidos” nesse momento a movimentar esse valor sem que seja necessário depender tanto do péssimo aplicativo Caixa Tem, explicando como migrar o saldo para outros locais, a começar pelo PicPay e Banco Inter.
Seguindo nessa caminhada, agora é dada a hora de conferirmos como pode ser feita a transferência para a NuConta do Nubank, um dos principais bancos digitais do mercado e que pode receber seu auxílio emergencial “na base do jeitinho”.
Como eu disse acima, o aplicativo Caixa Tem não está disponibilizando a transferência direta porém, a função de pagamentos segue operando e esse é o grande pulo do gato por aqui. Usar o sistema de boletos do Nubank e assim conseguir enviar o valor.
Vale lembrar que, por ser um depósito por boleto, a tendência é que o valor demore até 3 dias úteis para ser visualizado na conta. Se a sua necessidade exige algo mais rápido, sugiro que pense no PicPay, que falamos por aqui.
No Nubank
Assim como o visto no caso do Banco Inter, para realizar a “transferência” do valor para o Nubank, você precisará primeiro acessar a sua NuConta e não ao Caixa Tem.
Dessa forma, vá até o seu aplicativo da Nubank e depois clique em “Depositar”, disponível por meio de um botão no canto inferior direito de sua tela inicial (caso não apareça de cara, deslize pois ele pode estar depois)”. Ao fazer isso, será exibida uma tela que te oferece como primeia opção a parte de “Gerar um boleto para depósito”.
Forneça a informação de valor que você deseja transferir (lembrando que o Caixa Tem limita a R$ 600 por movimentação) e depois clique em “Confirmar” na parte inferior do aplicativo.
Para finalizar, clique em “copiar código” ou então anote o código numérico exibido na parte de cima pois ele será o responsável por permitir o processamento do envio do valor em questão para a sua NuConta.
Um ponto que é importante citar é: o tempo para o boleto ser reconhecido por bancos é de aproximadamente 30 minutos portanto, espere mais do que esse prazo para seguir para o Caixa Tem.
No Caixa Tem
Abra o aplicativo Caixa Tem e verifique se o seu auxílio já está disponível clicando em “Mostrar saldo”. Se tudo estiver certo, clique em “Realizar pagamento” e depois no botão “Digitar código de barras”.
Feito isso, o aplicativo exibirá um campo digitável no rodapé da tela, permitindo que você digite ou cole o código de barras. Feito isso, clique na seta de enviar, ao lado do campo em questão.
O próximo passo é selecionar a conta utilizada para pagamento. Se você só tem a conta Caixa Tem vinculada ao aplicativo, clique em “Continuar”. Com isso, o boleto será processado.
Não esqueça que, por ser um pagamento por boleto, o reconhecimento não é imediato, devendo aguardar mais uns três dias úteis para que o seu saldo seja atualizado no aplicativo do Nubank.
E aí, esse tutorial te ajudou a transferir o seu saldo ao auxílio emergencial? Conta pra gente nos comentários!
Imagem em destaque: Nubank