Agora, é possível enviar e receber SMS sem estar com o smartphone na mão porém, assim como o Whatsapp, existem restrições ao uso
O Google anunciou que o aplicativo oficial de SMS embarcado nos aparelhos com Android poderá ser operado também por PCs, via navegador web, assim como vemos no Whatsapp. Obviamente, essa é mais uma das investidas da gigante das buscas em tentar fazer com que os usuários passem a utilizar mais seus aplicativos e serviços, em detrimento de concorrentes.
No entanto, apesar de ser uma possibilidade considerada interessante (sim, sabemos que muitos de vocês vão perguntar quem diabos usa SMS em 2018), o “Mensagens na Web” (nome feio mas oficial para o serviço em português) é uma funcionalidade que tende a não decolar, graças aos mesmos problemas crônicos vistos no Whatsapp web como a dependência de um aparelho eternamente ligado, pareado com o PC via internet, o fato de o SMS já estar semi-morto a alguns anos e obviamente, com sinal de internet (seja móvel ou 4G) e o login via QR-Code (sério, Google?).
Diga-se de passagem, algo que valeria a pergunta é o porque de não utilizar algo que já existe e tornar mais robusto como o Hangouts ou o Allo, incluindo a função SMS e tornando mais atrativo para alguns usuários, especialmente os menos inclinados a utilização de aplicativos de mensagem online, o que poderia ser uma interessante porta de entrada (ou não).
Resta saber se o Google não está fazendo isso para, futuramente, implementar o projeto chamado de “Google Chat”, onde o app de SMS seria turbinado pela tecnologia RCS, que daria ao app a possibilidade de troca de multimidia, criação de grupos e algumas coisas a mais, o que me fez lembrar do Apple iMessage, que mescla em um único aplicativo SMS, MMS e mensagens via internet, para usuários da plataforma da maça.
De toda forma, a funcionalidade deve chegar aos usuários em breve, sendo necessária a utilização da ultima versão do aplicativo “Mensagens”. Por aqui, foi preciso forçar via apk baixado externamente para a utilização do sistema. A configuração se dá através do menu interno do aplicativo “mensagens” e é autoexplicativo (conforme prints abaixo) e a compatibilidade do serviço é com os principais navegadores do mercado, ou seja, Google Chrome (óbvio), Safari, FireFox e Microsoft Edge.
Fonte: ArsTechnica