Depois de anos sendo ignorados, Google resolve presentear podcasters com um aplicativo exclusivo e integrado ao Google Assistante
É fato público e notório que um dos principais problemas para quem consome podcasts sempre foi a dificuldade em achar um aplicativo que atendesse aos seus gostos pessoais, seja pelas funcionalidades ou pela interface, além de por vezes, a escolha acabar indo impactar no bolso. No entanto, parece que a vida do usuário e consumidor desse tipo de conteúdo vai dar uma pequena melhorada, com o anúncio do Google Podcasts.
O aplicativo, que já está disponível gratuitamente na Play Store para todos os usuários com aparelhos que rodam Android na versão 4.1 ou superior, tem interface limpa e leve, intuitivo e promete ser diferenciado por utilizar a inteligência artificial para potencializar a experiência de uso.
Segundo o Google, o Google Podcasts para Android foi desenvolvido para tornar mais fácil do que nunca para os usuários do Android descobrir e ouvir podcasts e que parcerias com especialistas na área está confirmada para a curadoria, melhorando assim a a diversidade na criação de podcast e compartilhar uma ideia de como a IA pode ajudar a transformar o podcast para melhor.
Muito provavelmente, o Google também se valerá do principal curador de podcasts: o próprio usuário afinal, não adianta um aplicativo de podcasts que não permita ao próprio consumidor da tecnologia vincular seus principais interesses e fontes nela.
Outro ponto que vale a menção é de que o Google Podcasts se vale da sincronia e conversa entre os vários serviços da gigante das buscas, incluindo, obviamente, sua menina dos olhos, o Google Assistente. Com isso, será possível, por exemplo, ouvir um podcast no smartphone e posteriormente, retomar o mesmo caso interrompa antes de seu encerramento.
Com relação à inteligência artificial, o foco, segundo o Google é em auxiliar o usuário oferecendo recomendações baseadas nos seus hábitos de consumo de informações como o interesse em esportes ou de podcasts de determinados produtores de conteúdo.
Fonte: Google